O IELTS (International English Language Testing System) é uma exame de extrema importância para quem deseja estudar, trabalhar ou morar fora do país. O IELTS avalia o nível de competência e afinidade do candidato com a língua inglesa, medindo habilidades de interpretação de texto, interpretação oral, redação e conversação, além, é claro, da capacidade de comunicação com outras pessoas que falem o idioma.
Para quem deseja estudar em outro país através do programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal, o IELTS é exigido em algumas Universidades da Grã-Bretanha, Austrália, Nova Zelândia e Canadá. Se esse é o seu caso, confira 3 dicas rápidas para se sair bem no IELTS!
Treine sua oratória SEMPRE que possível
Parece até uma dica clichê, mas o treinar a sua fala e seu modo de argumentação é essencial para se sair bem no exame. Isso porque os avaliadores levam em conta sua habilidade para se comunicar bem. Então, se comunique! Vale treinar no espelho, utilizar um gravador e se possível, treine com algum amigo, pois assim terá também o fator “imprevisibilidade”, que o ajudará a elaborar respostas.
Dê respostas elaboradas
Esse ponto é essencial, uma vez que o examinador quer ouvir o máximo que você tiver a dizer. Então, fale bastante. Respostas muito curtas irão limitar sua avaliação. Prepare-se para os temas de discussão, que são limitados e por isso permitem serem estudados. Mas atenção: não decore respostas. O avaliador logo notará se você fez uma colinha mental e o fará desviar do assunto.
Apure seu ouvido
E o apure bem, pois o inglês utilizado no IELTS é o britânico, não o americano – que é o que os brasileiros tem mais acesso com filmes e séries. Familiarize-se com o sotaque britânico e estude termos que se diferenciam do americano. Assim, você se sentirá mais confortável, principalmente na etapa de “Listening” do teste.
Se prepare com excelência para o IELTS com a Ateneo Idiomas.
Aula online de francês preço
Aula online de inglês preço
Aula particular de francês online
Curso de espanhol para certificação DELE
Curso de francês para certificação DALF