Afinal, o que é portunhol?

Mercado de San Telmo - Buenos Aires, Argentina.

Mercado de San Telmo – Buenos Aires, Argentina.

Se você está se perguntando sobre o que é portunhol, provavelmente ouviu a expressão em algum lugar e, a princípio, não teve como entendê-la.

Por outro lado, você também pode até ter uma noção básica do que significa portunhol, já que claramente esta é uma composição proveniente das palavras “português” e “espanhol”.

Mesmo sabendo disso, resolveu nos procurar… E isso mostra que você é mesmo uma pessoa bastante curiosa, parabéns!

Bem, então vamos logo ao que interessa.

O que você encontrará neste post:

O que é portunhol?

O portunhol nada mais é que uma forma de se comunicar que, mesmo não sendo nem o português e nem o espanhol, está, de alguma maneira, entre esses dois idiomas.

Você só utilizará o portunhol em uma situação: quando você, um falante do português (lusófono), não dominar a língua espanhola e tiver necessidade de se comunicar com algum falante do idioma espanhol (hispanófono) que não domine o português.

Basicamente, o portunhol existe devido a semelhança entre as duas línguas, já que ambas tiveram origem na Península Ibérica.

Portunhol para quem?

Agora que você já sabe o que significa portunhol, uma pergunta bastante relevante deve ter acabado de surgir em sua cabeça: por que eu precisaria disso?

Em primeiro lugar, não seria honesto dizer que o portunhol é inútil. Em diversas situações ele já salvou – e continuará salvando – diálogos entre hispanófonos e lusófonos que não dominem a língua materna do seu interlocutor.

Porém, responda rápido: por que você precisaria saber sobre o que é portunhol se dominasse o espanhol? Muito mais simples, não?

Além disso, ao contrário do que muitos pensam, entender a língua espanhola não é tão simples assim! A comunicação via portunhol torna-se lenta e bastante complicada.

Quer aprender espanhol de verdade e resolver o seu problema? Então procure a Ateneo Idiomas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *