Aprender inglês com música: técnicas para você dominar o idioma

Uma pergunta comum que vai passar pela cabeça de quem estiver lendo este texto é: aprender inglês com música é possível?

E nós afirmamos veementemente que sim, com certeza!

Aprender um idioma deixou de ser um grande diferencial no currículo para se tornar algo praticamente obrigatório, não só para a vida profissional, mas, também para o âmbito do lazer e da vida pessoal.

Isso porque, o processo de globalização criou pontes que diminuíram a distância entre povos e países, e o cimento dessa conexão é, de um lado, a tecnologia da informação, e de outro, o inglês, que é o idioma universal que sedimenta o caminho desta junção.

Apesar de ter se tornado uma realidade inevitável, muitas pessoas, se não a maioria delas aqui no Brasil, não consegue aprender inglês, seja por falta de iniciativa, ou por não conseguir se adaptar aos métodos propostos pelas diversas escolas de inglês espalhadas pelo país.

Uma estratégia útil nesse sentido está em aprender inglês com música.

Considerando que, a maior parte das músicas que fazem sucesso no Brasil e no mundo são cantadas em inglês, este é um excelente material, farto e gratuito para quem quer aprender inglês de forma divertida e sem muito esforço.

Aprender inglês com música é possível?

ingles inglaterra

Todo aprendizado ou aquisição cognitiva é um processo que envolve estímulos e também absorção cognitiva.

Nesse caso, o fator emoção é um poderoso agente de modulação no processo de aprendizado, quanto mais positivas forem as emoções que estiverem presentes no processo, mais facilmente o individuo irá aprender.

Por conta disso, aprender inglês com música é sim possível.

Uma estratégia óbvia reside em separar as músicas que você mais gosta. Monte uma playlist com os sucessos que mais te embalam, quanto mais você gostar da música, mais fácil será assimilar seu conteúdo e mais útil ela será no aprendizado.

Claro que para aprender inglês com música é preciso fazer disso uma rotina. Ou seja, distribua durante suas atividades do dia momentos para que você se dedique a escutar suas músicas prediletas, buscando interpretá-las e também cantá-las, afinal, parte do aprendizado da linguagem reside na constante tentativa de dicção quanto aos termos em inglês.

Aproveite aqueles momentos no carro em que você está preso no congestionamento para buscar aprender inglês com música, ou mesmo em casa durante a faxina ou ainda no banho.

Aprender inglês com músicas no Youtube

ingles inglaterra viagem

A tecnologia certamente é o maior amigo de quem busca aprender inglês com música.

Uma ferramenta obrigatória nesse sentido é o Youtube, a maior rede social de compartilhamento de vídeos do mundo dispõe de um repertório praticamente infinito de musicas em inglês que podem ser apreciadas por quem busca aprender inglês com música.

Muitos vídeos tem função semelhante a de um karaokê e oferecem um acompanhamento escrito com a letra da música, nesse caso, é muito mais fácil acompanhar sua canção predileta, é só ficar atento ao movimento do vídeo e soltar a voz.

Além disso, é possível encontrar na plataforma uma série de vídeos de pessoas que ministram cursos em inglês e ou que oferecem dicas valiosas sobre o aprendizado da língua inglesa e até estratégias de como aprender inglês com música.

O Youtube para muita gente é mais do que uma ferramenta, é um acessório para o aprendizado do idioma, e muitas vezes a principal forma de aprender inglês com música.

As razões para isso residem na comodidade, afinal, o Youtube pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, além disso, o custo, gratuito, muito inferior a qualquer escola de inglês no mundo.

Além disso, é possível dizer que hoje o Youtube é mais que uma ferramenta para aprender inglês com música, é um portal onde é possível adquirir todo tipo de conhecimento e também compartilhar diversos tipos de experiências.

Aprender inglês com músicas em aplicativo

Como já dito, a tecnologia é o maior aliado de quem quer aprender inglês com música, nesse caso, é válido destacar o papel dos aplicativos de celular, que vem nos últimos tempos promovendo uma verdadeira revolução na forma com que as pessoas buscam aprender inglês aqui no Brasil (e no resto do mundo).

Uma ferramenta que merece bastante destaque é o Sing! Que compõe a comunidade musical da Smule, lançada inicialmente em 2012.

Em 2017 o Smule começou a oferecer duetos oficiais da Disney.

Nessa plataforma, é divertido aprender inglês com música, pois, os usuários podem escolher uma música e cantam ela solo ou em dueto, ou ainda, em uma apresentação grupal.

Além disso, o grande diferencial nesta forma de aprender inglês com música reside no fato de que os usuários podem ativar a função gravação em vídeo, para rever o desempenho ou compartilhar com outros, e ainda, se for uma pessoa tímida, pode ativar a opção “privado” para que os demais usuários não tenham acesso ao vídeo.

O repertório disponível na plataforma é incrivelmente amplo, vai desde as batidas indistinguíveis de Snoop Dogg, a voz inesquecível de Rebecca Black.

O Smule é mais do que uma forma de aprender inglês com música, é a oportunidade de fazer parte de uma comunidade global de cantores (profissionais, amadores).

O Smule convida a todos para o encantamento que pode ser promovido por uma festa global do Karaokê, fazendo da tela de cada computador uma janela para um palco único e divertido onde é possível aprender inglês com música, ao mesmo tempo em que se diverte e faz amigos.

Aprender inglês com músicas no Vagalume

Quem nunca acessou o site do Vagalume em busca daquela letra de música da sua canção predileta?

Se sua resposta é sim, saiba que sem querer você já está buscando formas de aprender inglês com música.

Usando o Vagalume para ter aceso as letras de música, é possível, ao ouvir as canções e acompanhar no texto a gramática. Isso, por um lado torna mais assertivo a compreensão do que é escutado, onde a leitura complementa a capacidade de ouvir, ou seja, oferece uma confirmação sobre o que está sendo dito.

Além disso, é uma forma excelente de ampliar radicalmente o vocabulário, aprendendo termos, expressões e também adquirindo um maior conhecimento quanto ao contexto em que tais recursos lingüísticos são aplicados.

É importante notar que o Vagalume também é uma plataforma gratuita o que faz desta uma forma extremamente econômica de aprender inglês com música.

A plataforma abriga um repertório muito amplo de letras de músicas de todos os estilos, e certamente, você vai encontrar aquela letra, daquela canção que mais te embala, e depois disso, ficará muito mais fácil aprender inglês com música.

Deixe uma resposta