Filmes para aprender ingles: só as melhores recomendações

Aprender inglês permite que o indivíduo tenha acesso à ciência, à tecnologia, à política, além de ser um instrumento de ascensão profissional, intelectual e social.

É o idioma de comunicação internacional, de forma que potencializa ainda mais a comunicação global em áreas como

  • educação – em pesquisas acadêmicas – a adoção crescente do inglês em periódicos do Brasil indexados internacionalmente, uma vez que as revistas científicas são consideradas o principal veículo de difusão do conhecimento científico;
  • negócios – uma vez que o comércio, sendo ele internacional ou não, tem como ponto principal o envolvimento entre grupos e para que este envolvimento se torne negociação,  há de se comunicar e comunicar, principalmente, em inglês;
  • discussões políticas internacionais, uma vez que o inglês é o idioma oficial de organizações importantes como, por exemplo, a ONU, a Organização Mundial do Comércio (OMC) e o FMI.

Dessa forma e por ser tão comum no nosso dia a dia falar, ler, ouvir, pensar em inglês, porque não levar ao entretenimento essa aprendizagem.

Selecionamos 10 filmes imperdíveis das décadas de 1040 e 1950 para você assistir, cantar, dançar, se alegrar, se impressionar, se apaixonar e aprender ainda mais o inglês.

Escolhemos essas décadas por dois motivos:

  1. dar oportunidade ao aluno de conhecer os clássicos americanos,
  2. nessa época, a linguagem era mais “pura”, os atores não carregavam, nas falas, tantas gírias e tantos vícios de linguagem.

Neste post confira filmes para aprender inglês:

10 recomendações de filmes para aprender inglês

Juventude transviada

Rebel Without a Cause – 1955 – Direção Nicholas Ray

James Dean, Natalie Wood, Sal Mineo, Jim Backus, Ann Doran

Somente a partir da década de 1950, que o termo adolescência, como um campo de estudo, em termos psicológicos e sociológicos vai surgir. De maneira que, as grandes produtoras de Hollywood irão investir nessa temática, o que permitiu a produção do impagável Juventude transviada.

Um bonde chamado desejo

A Streetcar Named Desire – 1951, Direção Elia Kazan.

Baseado na peça Um Bonde Chamado Desejo, de Tennessee Williams.

Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter, Karl Malden

Um dos grandes textos do século XX, escrito por Tennesse Williams em 1947, retrata uma sociedade decadente, personificada por Blanche DuBois (Vivien Leigh), uma mulher que está à beira da loucura que volta para a casa da irmã. Lá, inicia-se o confronto com o cunhado Stanley Kowalski (Marlon Brando).

Tarde demais para esquecer

An Affair To Remember – Direção: Leo McCarey

Cary Grant, Deborah Kerr, Richard Denning.

O filme conta a inesquecível história de amor entre Terry McKay (Deborah Kerr) e Nickie Ferrante (Cary Grant) que se conhecem e se apaixonam em uma viagem de navio.

12 homens e uma sentença

Twelve Angry Men – 1957 – Direção: Sidney Lumet

Henry Fonda, Martin Balsam, John Fiedler mais

Condenar ou absolver um indivíduo? Todo réu é inocente até que se prove ao contrário.

O princípio da presunção da inocência é o leitmotiv da narrativa desse belo filme. E Davis, jurado nº 8 (Henry Fonda), é o único que acredita na inocência do réu.

Os brutos também amam

Shane – 1953 – Direção: George Stevens

Alan Ladd, Van Heflin, Jean Arthur

É um filme que trata da busca por paz interior de seu protagonista. É um dos grandes clássicos que se tornaram referência do Western.

Sabrina

1954 – Direção Billy Wilder

Humphrey Bogart, Audrey Hepburn, William Holden

Dois irmãos: o primeiro deles, Humphrey Bogart, um empresário dedicado e responsável, o segundo, William Holden, um eterno playboy que só quer aproveitar a vida. Apesar das diferenças, nada poderia atrapalharia a amizade entre esses dois irmãos, até que a filha do motorista, Audrey Hepburn, retorna de uma viagem.

Dançando na chuva

Singin’ in the Rain – 1052 – Direção: Stanley Donen, Gene Kelly

Jean Hagen, Gene Kelly, Debbie Reynolds

O maior musical de todos os tempos, Cantando na chuva, é um dos filmes mais conhecidos e cultuados da história do cinema. Nele estão reunidas três formas de balé americano: a dança de salão, o sapateado e o bailado acrobático.

O destino bate à sua porta

The Postman always rings twice – 1946 – Direção: Tay Garnett

Lana Turner, John Garfield, Cecil Kellaway

Um dos mais famosos filmes do período Noir, conta uma história de crime, paixão e destino, tão velha quanto o mundo, na qual uma mulher, presa a um casamento infeliz, convence o amante a livrar-se do esposo.

Casablanca

1942 – Direção: Michael Curtiz

Elenco: Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid

Em 2005 foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela Revista Time. Da mesma forma, em 1989, foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos, pois foi considerado cultura, histórica e esteticamente significativo.

Alice no País das Maravilhas

Alice in Wonderland é um belíssimo longa-metragem produzido pela Disney e lançado em 1951. Adaptado do romance Alice no País das Maravilhas (1865) e Through the Looking-Glass (1871), de Lewis Carroll.

Mais dicas de filmes para aprender inglês

Architects of england

Para quem admira a arte arquitetônica o documentário Architects of England é uma ótima pedida. O documentário foi realizado no ano de 1941 – dirigido por John Eldridge – e aborda desde a estrutura de Stonehenge até as construções de concreto armado do século XX. Uma excursão sobre a arquitetura da Grã-Bretanha ao longo dos tempos.

Arquitetura da destruição

O documentário dirigido pelo cineasta Peter Cohen aborda a trajetória de Adolf Hitler e sua relação com a arte. Numa época de guerras e crises a arte moderna foi considerada degenerada pelo regime nazista – com o argumento de que a mesma representava as deformações genéticas existentes na sociedade.

Edward, mãos de tesoura

O filme é dirigido pelo famoso cineasta Tim Burton e conta com a presença dos atores Johnny Deep, Winona Rider e Vincent Price. Edward foi criado por um inventor que morreu antes de conceder as mãos ao excêntrico ser. Assim, Edward possui enormes lâminas no lugar das mãos. Esse fato o impede de se aproximar dos humanos, havendo muitas confusões.

2 Dicas para aprender inglês com séries

Assista com legenda

Se é a primeira vez que você tenta assistir a uma série em inglês com a intenção de aprender o idioma é preciso ir com calma.

Uma boa dica é assistir a um episódio com a legenda em português e com o áudio em inglês e tentar reconhecer as palavras e expressões, caso não consiga leia a legenda.

Em uma segunda vez assista ao mesmo episódio com legenda e áudio em inglês e identifique o que os personagens estão falando e quando já tiver entendido, assista a uma terceira vez apenas com o áudio e sem legenda.

Dessa forma você treinará o seu cérebro a reconhecer o significado da palavra e a forma correta de falar.

Aprenda e não apenas decore

Em sitcons principalmente é comum a repetição de palavras e termos e quem está aprendendo tem certa tendência a decorar o som da palavra e não a forma correta de escrevê-la.

Uma das principais dicas para aprender inglês é tentar reconhecer a palavra e depois procura-la para ver como é a sua escrita.

melhores séries para aprender inglês

Riviera

É um programa para quem gosta de séries britânicas e conta a história de Georgina que precisa lidar com a morte de seu marido multimilionário. Em busca de respostas, ela se surpreenderá ao descobrir que tudo ao seu redor é fruto de muita violência, assassinatos, mentiras e segredos. É um suspense que te prende do início ao fim.

Riverdale

Série inspirada nos quadrinhos que nos apresenta a cidade de Riverdale que ficou abalada depois da chocante morte de Jason Blossom, um queridinho de todos. O amigo de Jason, Archie após o acontecimento decide focar em sua carreira na música e nos apresentará sua vida cheia de reviravoltas com triângulos amorosos e dramas adolescentes. É uma série obscura com pitadas de humor. Vale a pena conferir!

Santa Clarita Diet

Uma série que surpreendeu a todos. Com uma linguagem fácil e descontraída a série protagonizada por Drew Barrimore acompanha um casal de classe média bem comum que tem sua pacata vida balançada quando a matriarca da família morre e volta mais vivia do que nunca. Aparentemente Sheila (Barrymore) se transformou em um zumbi consciente que precisa de carne para “sobreviver”.

The Good Fight

É uma série jurídica e um spin-off de The Good Wife. É perfeito para quem cursa ou pretende cursar direito pois é recheada de termos técnicos usados por advogados do mundo todo o que pode ser uma das ótimas dicas para aprender inglês. Conta a história de Diane que deixa seu antigo escritório de advocacia para enfrentar desafios em uma nova firma. A série ainda tem no elenco Rose Leslie, a Ygritte de Game Of Thrones.

Dear White People

Uma série que causou reboliço nas redes sociais. Inspirada no filme homônimo (Cara Gente Branca, de 2014) se passa em uma universidade dos EUA que enfrenta tensões raciais. A série é um misto de comédia com drama. Muito boa para quem gosta de temas como feminismo e negritude.

DOWNTON ABBEY

Downton Abbey é uma das mais famosas séries inglesas e mais aclamado pela crítica. A história se passa na propriedade rural dos Crawley, a Downton Abbey – Inglaterra início do século XX.

A família Crawley – aristocratas da época – passa por uma série de dramas decorrentes do acidente de Titanic. Esse é um ótimo seriado para quem gosta de misturas fictícias e históricas. Além disso, no elenco está a excelente atriz Maggie Smith, conhecida por interpretar a personagem Professora Minerva McGonagall na saga Harry Potter.

SHERLOCK

Suspense, mistérios, humor e investigação! Eis o famoso seriado britânico Sherlock, baseado nas obras literárias de Sir Arthur Conan Doyle, que escreveu 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes e seu companheiro Doutor John Watson.

O seriado se passa em Londres no século XXI – o que torna a série maravilhosa e marcante – e preenche o espectador com uma série de mistérios e investigações vivenciados por Sherlock Holmes e Dr. Watson. Sherlock soluciona os mais difíceis crimes com muita genialidade e métodos de deduções admiráveis.

No elenco está Benedict Cumberbatch, conhecido por seu excelente trabalho nos filmes “Jogo da Imitação” e “Doutor estranho”.

Benedict interpreta Sherlock Holmes com muita fidelidade aos contos de Conan Doyle e é impossível não rir de seus sarcasmos. Seriado Ideal para quem gosta de mistérios e quebras-cabeça.

Agora que você tem boas indicações é hora de treinar o seu inglês!

Entre em contato com a Ateneo Idiomas e faça a sua matrícula no melhor curso de inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *