Aprender italiano: perguntas e respostas

É muito difícil aprender italiano?

Não, não é difícil. Inicialmente, você não encontrará dificuldades. Mas atenção! À medida que começar a se aprofundar nos aspectos gramaticais e literários poderá sim encontrar dificuldades que são inerentes a qualquer idioma.

Por isso, muita atenção a esses aspectos para que, futuramente, eles não se transformarem em empecilhos durante o estudo desse idioma encantador e musical.

Professores especialistas em estudos sobre ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras apontam aspectos do idioma italiano que certamente farão com que sua aprendizagem seja tranquila e eficaz.

Os estudiosos se referem à gramática e ao vocabulário que são muito parecidos ao português. A fonética é muito mais perceptível para nós, falantes de língua portuguesa.

Em relação à gramática, ele é bastante semelhante a de outras línguas de origem latina, especialmente no que diz respeito aos verbos.

Por isso, reflita, considere sua vida de estudante, sua inclinação para aprendizagem de idioma estrangeiro. Somente assim você poderá identificar  quais serão as suas facilidades e o que deverá superar  para estudar sozinho.

O importante é sempre ter vontade, tempo, dedicação e disciplina.

Qual é a língua da Itália?

A Itália nasceu como país unificado apenas em 1861. E somente neste ano é que o italiano tornou-se a sua língua oficial.

Embora seja recente a unificação, há séculos muitos letrados já viam tal necessidade. Foi o que ocorreu a um dos maiores escritores italianos, Dante Alighieri.

Já nessa época, o escritor era preocupado com os diversos dialetos que se falava por toda península e gostaria muito que o fiorentino fosse a base da língua nacional italiana.

Com o passar do tempo, os estados começaram a constituir o novo país, apesar de tão diferentes em relação às tradições, ao desenvolvimento socioeconômico e, principalmente, à língua (dialetos).

Para então se dar a unificação da língua, o rádio, por incrível que pareça, desempenhou um papel importante. Foi esse veículo que contribuiu para uniformizar a língua.

Dessa forma, o rádio fez com que a nova linguagem passasse a ser nacional, difundindo-a  por todo o território italiano e transformando-a em um fenômeno nacional.

Como aprender italiano sozinho?

Se você escolheu estudar um idioma e quer partir para essa aventura sozinho, é porque, além de suas expectativas e motivos, já possui uma visão da cultura, do povo e da própria língua.

Por esses motivos você pode sim aprender italiano, e, como já foi dito, trata-se de uma língua bastante familiar para quem já fala português.

Para aprender italiano sozinho, confira algumas indicações de materiais didáticos:

Linea Diretta

Linea diretta - italiano

(Corrado Conforti e Linda Cusimano – Guerra Edizioni)

Trata-se de um material completo que equilibra com maestria a o aprendizado da comunicatividade e a aprendizagem da estrutura da língua. Possui um dos melhores materiais de áudio no mercado, com situações reais de fala em italiano.

Civiltà.it

(Marco Mezzadri e Linuccio Pederzani – Guerra Edizioni)

Trata-se de um material de suporte que contempla diversos aspectos da vasta cultura italiana como história, arte, culinária, música, esportes e cinema.

In Italiano

In Italiano

(Angelo Chiu Chiu, Fausto Minciarelli e Marcello Silvestrini – Guerra Edizioni)

Um dos mais tradicionais cursos de italiano e amplamente utilizado no Brasil nos anos 90. Neste curso, será usado como material de apoio, pois traz resumos brilhantes de estrutura linguística.

Coleção da editora Alma Edizioni – Firenze

  • Grammatica Pratica della Lingua Italiana (Suzanna Nocchi): material completo de exercícios sobre a estrutura básica da língua italiana.
  • Grammatica Avanzata della Lingua Italiana (Suzanna Nocchi e Roberto Tartaglione): continuação da Grammatica Pratica della Lingua Italiana, este trata de questões mais avançadas de estrutura linguística.
  • Le Parole Italiane (Silvia Bertoni e Suzanna Nocchi): material que tem como objetivo o aprofundamento lexical do estudante.
  • Italiano per Giuristi (Daniela Forapani): curso de italiano voltado para a área do direito. Ideal para estudantes formados na área do direito e que tenham como objetivo dar continuidade aos estudos na Itália.

Outros materiais serão fornecidos pelo professor como exercícios, texto e artigos interessantes, músicas, poesias, etc.

Como aprender italiano em 30 dias?

Aprender uma língua estrangeira não significa apenas traduzir palavras, conjugar verbos ou usar bem as preposições.

Para alcançar uma aprendizagem em tempo recorde, você deve considerar não somente um conjunto de palavras combinadas e conseguir traduzi-las, mas saber que por trás do idioma há um povo, uma cultura, uma história.

Por isso, faça uma associação da língua com a cultura do país e, sobretudo, faça a imersão.

A imersão consiste em aprender a língua não somente sob um ponto de vista isolado, mas na reunião de fatores de ordem emocional, cultural, social que contribuem para a caracterização da língua como instrumento de expressão individual e grupal. Esse processo certamente irá acelerar seu aprendizado na língua.

Se você quer aprender a falar italiano por amor à língua, por trazer nas veias o sangue de seus ascendentes ou por simplesmente amar estudar, conta pra gente.

Aprender italiano com um professor particular é uma das melhores formas de dominar o idioma rapidamente.

Converse com um professora agora e comece a aprender a língua italiana:

  • WhatsApp: (31) 9 9481-9000
  • Telefone: (31) 3337-2107
  • Endereço: Av. Álvares Cabral, 1030, Sala 505 – BH/MG

Estaremos aqui prontos para receber seus comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *