As 10 perguntas e respostas mais comuns em inglês

Ao aprender um idioma estrangeiro para poder se comunicar, é natural darmos prioridade às principais perguntas, aquelas que precisamos para “se virar” em um país estrangeiro.

Apresentar-se, pedir informações e solicitar um prato em um restaurante.

Abaixo, seguem as 10 perguntas mais comuns em inglês:

#1 Pergunta e resposta em inglês

– what’s your name?

– Qual o seu nome?

Resposta: My name is… – Meu nome é…
Tão usada quanto em português, é comum em uma primeira conversa, seja ela formal ou informal.

#2 Pergunta e resposta em inglês

Where are you from?

– De onde você é?

Resposta: I’m from… – Sou de ….
Também muito comum em apresentações pela curiosidade que as pessoas costumam ter ao falar com um estrangeiro.

#3 Pergunta e resposta em inglês

– How old are you?

– Quantos anos você tem?

Resposta: I’m… years old. – Ou simplesmente: I’m … . – Tenho … anos.

#4 Pergunta e resposta em inglês

– What do you do?

– O que você faz?

Resposta: I work as a – Eu trabalho como… ou I study… Eu estudo…
A resposta neste caso pode variar de acordo com o contexto.

#5 Pergunta e resposta em inglês

– How are you?

– Como vai você?

Resposta: I’m fine, thanks! – Ou simplesmente: Fine, thanks. – Estou bem, obrigado.
Também pode ser substituída por outros adjetivos, como ok, por exemplo.

#6 Pergunta e resposta em inglês

– May I help you?

– Posso ajudá-lo?

Muito comum em supermercados, restaurantes e quaisquer outros estabelecimentos. A resposta varia de acordo com a situação.

#7 Pergunta e resposta em inglês

– May I speak english?

– Posso falar inglês?

Essa normalmente somos nós que fazemos quando vamos a um país no qual inglês não é a língua oficial. A resposta pode ser yes ou no (sim ou não).

#8 Pergunta e resposta em inglês

– Are you married?

– Você é casado(a)?

Resposta: Yes, I am (Sim). No, but I’m in a relationship (Não, mas estou namorando). I’m engaged. (Sou noivo(a)). I’m divorced. (Sou divorciado(a)).

#9 Pergunta e resposta em inglês

– What time is it?

– Que horas são?

Resposta: It’s … – São …. Let me check my phone. (Deixe-me ver em meu telefone). Sorry, I don’t know. (Desculpe, não sei).

#10 Pergunta e resposta em inglês

– How’s it going?

– Como estão as coisas?

Resposta: It couldn’t be better (Não poderia estar melhor). Not bad (Mais ou menos). I can’t complain (Não posso reclamar). Do you really wanna know? (Você realmente quer saber?).

Perguntas e respostas mais frequentes em entrevistas em inglês (2)

Perguntas e respostas mais frequentes em entrevistas em inglês

So, what’s your history? (Então, qual é a sua história?)

Vamos começar com uma pergunta óbvia. Seja qual for a entrevista, é bastante possível que comece com uma pergunta do tipo.

Então esteja preparado para contar um pouco sobre a sua história e experiências anteriores.

How is your favorite quote? (Qual a sua citação favorita?)

Perguntas sobre questões pessoais, como a sua citação, filme ou canção predileta, por exemplo, também são frequentes em entrevista em inglês.

What would you do if you won the lottery? (O que você faria caso ganhasse na loteria?)

Entender como um candidato relaciona-se com o dinheiro é fundamental para saber se ele é uma pessoa disciplinada, organizada, coerente etc.

Portanto, esteja ciente de qual postura terá frente a uma pergunta de efeito como esta.

We’re constantly doing more with less here. Tell me about a recent project or problem that you made better, more efficient, faster, or less expensive. (Nós estamos constantemente precisando fazer mais com menos. Conte-me sobre um projeto recente em que você enfrentou desafios, propôs melhorias ou realizou o trabalho de forma mais eficiente)

Outra pergunta muito frequente em entrevistas de inglês, a questão do “conte-me sobre um desafio que tenha enfrentado recentemente” é figurinha quase certa em seu processo seletivo.
Prepare-se para soltar a lábia e não ficar desconcertado!

Orientações para você melhorar sua apresentação em inglês

Imagine o seguinte cenário: você passou anos estudando inglês, sempre praticou o idioma, mas na hora de falar acaba “travando” e não consegue passar o quanto você domina a língua. Agora vamos supor que você foi convidado para fazer uma apresentação em inglês em um congresso internacional. Como se preparar neste cenário? Que técnicas usar? O que precisa saber antes de aceitar este desafio?

Calma, nós podemos te ajudar. Falaremos a seguir sobre algumas dicas para você fazer uma boa apresentação em inglês.

A primeira questão a se atentar é entender o tema para o qual você foi chamado para palestrar.

Faça uma pesquisa aprofundada, uma dica é pesquisar materiais em inglês para que você já consiga ir se acostumando com alguns termos, pense no tema como um todo, mas foque em algo específico, formule questões que a plateia poderá fazer eventualmente e as responda de forma clara, treine o tom de sua apresentação, afinal, cada tipo de público pede algo específico, não é indicado fazer uma palestra em tom totalmente informal para eventos onde o público é mais calado.

Preparação

Conheça a fundo o assunto o qual você falará, procure materiais que possam ser úteis, estude sua plateia e os hábitos do país que ela veio, pois cada nação tem uma forma de palestrar, por exemplo, no Brasil somos bem calorosos, gostamos de contato visual e físico, já em outros países o excesso de contato pode não ser bem visto.

Vocabulário

Conheça o vocabulário do tema que será exposto. Evite usar jargões e frases feitas, mas procure aprender os termos que os profissionais da área utilizam com frequência, isso o aproximará da sua plateia, pois dará a impressão que você entende do assunto.

Não exceda o tempo

O tempo é algo muito importante em congressos, pois ele foi calculado a fim de encaixar toda uma programação feita especialmente para a ocasião. Se você exceder muito o indicado para a sua apresentação, poderá prejudicar os outros palestrantes que se apresentarão logo depois. O tempo existe para ser seguido.

Conheça o local

Se possível vá até o local com um dia de antecedência para se preparar quanto ao espaço e equipamentos. Teste microfone, notebook, arquivos multimídias, se todos os links contidos na apresentação estão abrindo de forma correta, entre outros.

Ensaie

A chave para uma apresentação em inglês de sucesso é ensaio. A ideia é treinar os gestos que você faz quando fala sobre algo, se o seu tom de voz está de acordo, se você consegue andar pelo palco de forma natural, enfim, treine diante de um espelho para que você possa se policiar. Outra dica é gravar o ensaio para assistir depois e ver os pontos que podem ser melhorados.

Perguntas e respostas mais frequentes em entrevistas em inglês (1)

O que fazer para melhorar o inglês?

O aprendizado do inglês já não é um mais um diferencial no currículo e na vida das pessoas. Saber inglês é essencial para conseguir muitos dos empregos que estão disponíveis no mercado hoje e também para aumentar nosso nível cultural, viajando para outros países.

Porém, por outro lado, aprender inglês pode ser uma tarefa árdua e bastante intensa para quem realmente quer sair falando o idioma como se estivesse morando em outro país. As escolas de idiomas, que já são inúmeras no país, seguem um roteiro de ensino e de livros e aceitam vários alunos em uma sala de aula. Esse método funciona? Para alguns, sim. Mas, há um método que funciona para praticamente todos os alunos de inglês: a aula particular.

Além de você ter o professor exclusivamente para você, o professor irá planejar as suas aulas baseadas nos seus objetivos, sua evolução e suas dificuldades. Você conseguirá melhorar o seu inglês tanto na área de conversação, como fala e escrita. As aulas particulares possuem uma evolução de aprendizado bem mais ampla do que nas escolas de idiomas, pois o professor segue o seu ritmo e não o método e o livro que a escola exige.

As aulas particulares de inglês não seguem um ritmo e uma metodologia única. Elas podem ser dinâmicas e abordarem vários assuntos de maneiras diferentes. Normalmente é praticada muita conversação e a escrita é através de exercícios feitos em casa. Outra vantagem da aula particular é que você pode fazer quantas vezes na semana for necessário e em horários acordados com o professor, sendo assim uma rotina mais flexível.

Porém, vale ressaltar que apenas a aula particular não é o suficiente para aprender inglês. É necessário um estudo diário da língua, bem como não ignorar os filmes legendados (áudio e legendas em inglês) e músicas.

O seu professor particular pode lhe auxiliar nessas atividades diárias, lhe enviando exercícios e materiais úteis para você estudar quando não estiver em período de aula. Outra dica muito importante é: viva o idioma.

Isto é, se houver a oportunidade de conversar com nativos em inglês, fale, não tenha medo. E se a oportunidade for de visitar um país onde a língua oficial é o inglês, vá sem pensar duas vezes, você aprenderá bastante e ficará ainda mais animado para as aulas particulares.

Que tal aprimorar o idioma?

Agora que você já conferiu as questões mais frequentes em entrevistas em inglês, pode acreditar:

isso ajudará muito, pois é provável que algumas delas realmente apareçam durante a conversa com o recrutador.

Por outro lado, que tal aprimorar o inglês para, nas próximas oportunidades, não precisar passar por esse sufoco todo?

Se você está em busca de uma aulas online de inglês, entre já em contato com a Ateneo Idiomas!

2 comentários em “As 10 perguntas e respostas mais comuns em inglês”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *