Como é celebrado o natal no México

Além de distribuir presentes, no Natal os mexicanos relembram os difíceis momentos que antecederam o nascimento de Jesus. Devido a forte influência católica herdada da Espanha, o México carrega fortemente as tradições religiosas. Então, para eles o Natal é um feriado extremamente religioso, é um período para honrar o nascimento do salvador.

9 dias antes do dia 24 de novembro

shutterstock_116732857_0

Como parte dessa celebração, festas tradicionais chamadas posadas acontecem 9 dias antes do dia 24 de dezembro. A posada é uma a encenação da peregrinação de Maria e São José (los peregrinos) em busca de um lugar em Belém para o menino Jesus nascer. Do dia 16 a 24 de dezembro, as famílias mexicanas se revezam entre si para comemorar uma posada toda noite. Cada noite a posada é realizada em uma casa diferente.

Durante a posada, dois grupos são criados: os anfitriões e os peregrinos (los Peregrinos). Segurando velas, os dois grupos cantam:

(Peregrinos)

“Mi nombre es José,
Mi esposa es María.
y madre va ser,
del Divino Verbo.”

(anfitriões)

“Posada os brindo,
Santos Peregrinos,
y disculpa os pido,
no os reconocía.”

Em seguida, os anfitriões abrem a porta para acolher os peregrinos.

As posada são festas recheadas de muita diversão, comida autêntica, bebida especial, piñata cheia de doces e, claro, de família e amigos.

As tradicionais piñatas mexicanas são feitas em forma estrela de sete pontas. Cada ponta representa os sete pecados capitais que precisam ser destruídos pelo ‘pecador’ que está com os olhos vendados (fé cega). Na esperança de conquistar o perdão, o ‘pecador’ tenta bater nas piñatas com uma vara para quebra-la e conquistas as ‘bênçãos’ (doces).

Posada-Navideña

Enquanto a pessoa tenta quebrar o piñata, os espectadores cantar este verso encorajador:

“Dale, dale, dale; no pierdas el tino,
porque si lo pierdes, pierdes el camino.”

A família, amigos e vizinhos pegam os doces que caíram no chão para comer e beber com uma bebida tradicional mexicana chamada Ponche con Piquete Ponche, que é uma mistura picante de frutas da estação, com canela e uma dose de conhaque ou rum. O México tem até a sua própria cerveja de Natal: Noche Buena.

Navidad-Mexico

24 e 25 de dezembro

Nos dias 24 e 25 de dezembro os mexicanos se reúnem em família para jantar e comer, cantar cânticos, comemorar o nascimento do menino Deus. No dia 24 de Dezembro cantam para o menino e acendem-se foguetes como símbolo de festa e alegria.

Os presentes são distribuídos desde as posadas até ao dia 24. A árvore de Natal é um símbolo muito importante, mas o que eles realmente comemoram é o presépio. Os enfeites, velas, coroas, etc., são os verdadeiros protagonistas das festas.

31 de dezembro

No dia 31 de Dezembro os mexicanos celebram a última noite do ano com as uvas. Desta maneira despedem-se do ano, acompanhados de festas e alegrias. Os mexicanos costumam sair à frente de suas casas para comemorar com os vizinhos e carregam uma mala pedindo ao novo ano viagens e aventuras e muita felicidade.

O dia de Reis também é uma data muito celebrada no México. Nesse dia as crianças escrevem uma carta aos Reis Magos e a amarra em um balão para solta-lo. De noite elas costumam deixar na janela de suas casas um sapato no qual esperam receber seus presentes. No dia seguinte, todos comem a tradicional rosca de reis, pão de frutas que contém uma figura do menino Jesus dentro.

Deixe uma resposta