Como é celebrado o natal na Itália?

O Natal é uma data muito esperada pelos Italianos. Durante esse período as pracinhas das cidades são decoradas com luzinhas e enfeites de Natal. Os presépios, os festejos nas praças e as feirinhas natalinas são uma forte tradição na Itália.

A tradição de feirinhas natalinas cresceu muito nos últimos anos. As feirinhas de Bolzano, Merano, Bressanone, Brunico e Vipiteno são as mais famosas.

christmas italy

É comum na Itália montar a árvore no dia 8 de dezembro (dia da Imaculada Conceição) e  a desmontar no dia 6 de janeiro (dia da Epifania do Senhor). O presépio tem um papel mais importante que a árvore de Natal. O primeiro presépio do mundo foi realizado por obra de São Francisco de Assis, em 1.223, quando o santo colocou uma representação do Menino Jesus em uma gruta, perto do convento onde morava, na presença de um boi e um burrinho, para que os outros compreendessem melhor as condições do local em que Jesus havia nascido.

presepio italia

Na mesa de Natal italiana é comum encontrar muito peixe. Em Roma, o prato tradicional é o Capitone, uma enguia grande, assada ou frita. Já ao norte de Roma, os pratos tradicionais podem ser carne de porco, linguiça com pernil e lentilhas, ou peru com castanhas. Como sobremesa, é oferecido os tradicionais doces: panetone (bolo com frutas cristalizadas e passas), o Torrone e o Panforte (um pão de gengibre com avelãs, mel e amêndoas).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *