Conversação em inglês: guia prático

A conversação em inglês é tão ou até mais importante do que a leitura e a audição do idioma materno do bardo inglês Willian Shakespeare.

Na verdade, treinar a leitura, a audição e a conversação em inglês são facetas fundamentais de um mesmo objetivo: aprender e dominar a língua inglesa.

Conversação em inglês guia prático

Quer saber como colocar em prática, algumas estratégias capazes de te auxiliar a “trocar aquela ideia” neste importante idioma? Então confira nossas dicas a seguir, neste guia prático de conversação em inglês.

O que é conversação em inglês?

O estudo do idioma inglês é geralmente, dividido em listening, reading, writing e speaking, que em português, chamamos de audição, leitura, escrita e conversação.

Um dos grandes desafios, em especial para quem estuda sozinho, é a conversação, que nada mais é do que colocar em prática, por meio da conversa e troca de ideias, a aprendizagem do idioma.

Como fazer?

Você pode investir na conversação em inglês de inúmeras formas, de acordo com sua necessidade e possibilidade. Porém, tenha em mente que é por meio da conversação que você criará a autonomia e desenvoltura necessária para dominar o idioma e sentir-se cada vez mais seguro (a), ao utilizar a língua inglesa.

Algumas técnicas que podem ser utilizadas com esta finalidade são:

  • Não “travar” por medo de errar: fale em inglês, pense em inglês, formule frases, mude a entonação, mas nunca tenha medo. O erro é parte do processo de aprendizagem;
  • Procure conversar com pessoas que dominam o idioma: talvez no seu trabalho, colégio, ou até mesmo na vizinhança, sempre tem alguém que possui conhecimento da língua inglesa e que poderá estabelecer uma conversação em inglês contigo;
  • Leia muito: a leitura é a chave principal para aquisição de um vocabulário mais extenso, o que lhe dará maior propriedade com a língua e a conversação. Bem disse, certa vez, o escritor brasileiro, Monteiro Lobato: “Quem não lê, mal ouve, mal fala, mal vê. ”

3 dicas para aprimorar a conversação em inglês

Para encerrar, 3 dicas matadoras para você aprimorar a conversação em inglês;

  • Pesquise na internet, sites com textos, músicas, vídeos e filmes, para conversação em Inglês;
  • Crie ou entre em grupos nas redes sociais (e app como WhatsApp), que estimulem a conversação;
  • Venha para a Ateneo Idiomas, e tenha acesso ao curso de inglês com conversação mais legal do mundo!

Como conversar em inglês?

Como conversar em inglêsMuita gente se pergunta sobre como conversar em inglês… Mas será que é tão difícil quanto parece?

Quando comparado ao “reading” (lendo), “writing” (escrevendo) e “listening” (ouvindo), o “speaking” (falando) é geralmente colocado como aquele que possui algumas complicaçõezinhas a mais…

Isso faz total sentido, mas está longe de ser o fim do mundo.

Enquanto para “ler” e “escrever” em inglês sempre há a noção de calma e tempo suficiente para raciocinar, a fala é muito mais dinâmica e improvisada, causando um pouco de ansiedade e aumentando as chances de erro do aluno.

Como conversar em inglês: primeiros passos

Como tudo na vida, o “speaking” é uma questão de prática. Ao começar a soltar o seu inglês em voz alta, você errará muito, e isso é completamente normal… Até saudável.

É a partir dos erros que você aprenderá algumas lições e, aos poucos, a linguagem ficará cada vez mais natural para você.

Veja abaixo algumas dicas especiais que preparamos para quem quer começar a conversar em inglês:

Ligue o Skype

Com a democratização da internet, praticamente não existem mais fronteiras no mundo de hoje. Faça amigos em outros países e peça-os para manter uma videoconferência semanal com você durante alguns poucos minutos.

Isso será o suficiente para praticar um pouco e acelerar o seu aprendizado do idioma!

Pratique sozinho

Crie alguns diálogos ou histórias e passe-os para o papel. Logo depois, pratique em frente ao espelho, faça caras e bocas, aumente e diminua o tom de voz, desenvolva personagens…

Isso certamente te ajudará a perder o medo do novo idioma, o que é crucial para que você desenvolva o “speaking” mais facilmente.

3 dicas para quem tem medo de falar inglês em público

Uma das partes mais importantes ao se aprender um novo idioma, é sem dúvida, a prática. Não adianta ter uma excelente escrita e o ouvido super apurado, se na hora de se comunicar, a língua trava. Entendemos o receio e ele parte principalmente da insegurança, que nada mais é do que o medo de cometer erros na frente das pessoas. Por isso, vamos dar três dicas para você começar a colocar em prática o seu inglês e sair falando!

Leia em voz alta

Ler ouvindo a própria voz, vai auxiliar na pronúncia do inglês e principalmente vai ajudar a desembolar aquelas palavrinhas que você tem mais dificuldade de falar. A dica é: sempre que travar em algum termo, repita o termo e quando estiver afiado, volte e repita a frase inteira. Assim você treina também a fluidez e a conexão das palavras.

Fale sozinho

Se você tem o costume de pensar alto as vezes, sabe do que estamos falando. Que tal tentar agora em inglês? É válido criar diálogos simples (tornando-os complexos com o passar do tempo) e experimentando respostas formuladas na hora.

Além de apenas falar, uma outra estratégia é gravar suas conversas consigo mesmo e observar erros e acertos. Essa dica vai te ajudar a pensar mais rápido e a ser espontâneo, como se o inglês fosse sua língua materna!

Pense em inglês

Quando estiver em devaneio, altere o idioma dos seus pensamentos para o inglês. No início parecerá um pouco complicado já que está acostumado com o português, mas pensando em outra língua, você ganhará uma confiança ainda maior e estará preparado para soltar o verbo quando precisar se comunicar em inglês.

Depois dessas dicas já pode chamar um amigo mais próximo para vocês conversarem em inglês. Com uma pessoa mais íntima, você ficará mais relaxado e seguro!

10 perguntas difíceis para testar seu vocabulário em inglês

Enquanto estamos aprendendo inglês, uma dúvida frequente é: será que o meu vocabulário está tão bom quanto deveria?

10 perguntas difíceis para testar seu vocabulário em inglês

Na dúvida, que tal apostar em perguntas e respostas em inglês para treinar?

Confira a seguir 10 perguntas difíceis para testar o seu vocabulário no idioma.

A seguir, confira algumas perguntas e respostas em inglês para treinar.

  1. If you could go anywhere today, where would it be? And why?
  2. What is the worst defect a boyfriend/girlfriend can have?
  3. What do you do to improve our English skills?
  4. What do you like the most about your best friend?
  5. Do you believe that “love at first sight” really exist?
  6. Tell me something important you need to do tomorrow.
  7. Do you believe in horoscope? And what about astrology?
  8. Can you see yourself in 5 years?
  9. How, why and when did you start learning English?
  10. What do you prefer: country, beach or city? Why?

Todas as perguntas destacadas anteriormente são perguntas bem abertas, ou seja, com amplas possibilidades de resposta. Elas farão com que você tenha que pensar a respeito antes de responder, o que é realmente positivo para quem está aprendendo.

Como aprender inglês com mais facilidade?

Para aprender inglês com mais facilidade as nossas dicas são:

  • Assista filmes, séries e documentários em inglês – ou, pelo menos, com legenda;
  • Escute músicas em inglês e veja a sua tradução. Toda vez que aparecer uma palavra nova, traduza-a;
  • Converse em inglês: seja com um amigo, um parente ou até mesmo em chats na internet. O importante é não deixar o idioma ‘atrofiar’. Aproveite a oportunidade para fazer perguntas e respostas em inglês para treinar.

Vantagens do professor particular

E uma das melhores formas de aprender inglês com mais facilidade é contando com o apoio de um professor particular.

As aulas particulares são as melhores para os que querem aprender com muito mais rapidez e profundidade. Além disso, também são ministradas no conforto da residência do aluno e com base em sua disponibilidade de horário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *