Curso de fotografia para iniciantes

Uma pergunta para você que quer fazer um curso de fotografia: o que você quer fotografar?

 Cris Figueiredo

O que você vê de diferente em uma paisagem aparentemente comum?

fotografia

Um olhar pode mudar toda a composição de uma fotografia.

fotografia 1

Se você é apaixonado por fotografia e está começando um curso agora, confira estas 4 dicas básicas:

  • Zoom

Uma recomendação importante para iniciantes: não use o zoom digital. O zoom digital é feito após a captação da imagem e isso faz com que ela perca a qualidade.

  • Balanço de Branco (WB – White Balance)

Ao tirar fotos em ambientes internos, tente ajustar você mesmo o WB em sua câmera. Bater o branco é o processo de remoção de cores não reais. Em câmeras amadoras, esse ajuste é feito por um botão que alterna do automático para alguns modos pré-definidos: luz incandescente, luz fluorescente, sol, dia nublado, entre outros.

  • Flash

Use o flash da câmera apenas em casos extremos. Com o curso de fotografia, você descobrirá que o flash tem muitas outras funções interessantes, como por exemplo corrigir algumas falhas.

  • Aprenda com outros fotógrafos

Conheça o trabalho de profissionais por meio de fóruns de fotografia, pelo Flickr ou Pinterest. Depois de estudar os conceitos de composição, procure reconhecer esses conceitos nas fotos de outros fotógrafos. E por fim, tente entender como os grandes fotógrafos quebram as regras e conseguem fotos espetaculares.

 

A escola de idiomas Ateneo Idiomas oferece um curso de fotografia para qualquer pessoa que tenha interesse em se iniciar na fotografia. Ministrado pelo Cid Costa Neto, o objetivo do curso é proporcionar ao participante o domínio do equipamento fotográfico por meio de fundamentos técnicos e conceituais, apresentando a fotografia como um meio de expressão criativa. Confira o conteúdo do curso:

  • Equipamento: Princípio da câmera escura, principais tipos e classificações de câmeras, objetivas, flash, tripé, filtros.
  • Conceitos básicos da fotografia: Distância focal, Abertura (diafragma), Obturador, Sensibilidade ISO, Exposição, Fotometria. Profundidade de campo. Relação entre movimento e congelamento da imagem.
  • Luz e composição: Características da luz (fontes, direção, dura e suave, temperatura de cor). Regra dos terços, sentido de leitura da imagem, diagonal, moldura, primeiro plano, corte e profundidade de campo.
  • Prática: Exercitar os conceitos técnicos estudados de forma orientada, colocando em prática os conceitos de fotometria, profundidade de campo, movimento e “congelamento” da imagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *