Descubra qual curso de francês é ideal para você

Este artigo é para você que busca aprender francês, mas não sabe por onde começar.

Francês é a língua oficial de 29 países em todo o mundo.

Sabemos que pode parecer difícil aprender francês quando se parte do zero, afinal a aprendizagem de outros idiomas nem sempre é fácil.

Independente das razões que te motivam a começar essa jornada, você terá que se preparar e dedicar. Para facilitar, primeiro você pode identificar seu nível e, assim, criar um programa adaptado ao seu conhecimento sobre o idioma e o objetivo definido.

Para ajudá-los nessa caminhada, propomos alguns métodos para começar a aprender a língua de forma fácil e eficaz.

 Aprender o francês básico

Se você procura como aprender o francês básico, a primeira etapa do seu aprendizado é dominar perfeitamente os conceitos básicos da língua. Posteriormente, o recomendado é que se frequente um curso de idiomas, presencial ou online, podendo ser aulas em grupos ou individuais, lembrando que aulas particulares normalmente são mais caras, então vai depender do seu orçamento no momento.

É muito importante ter um bom material didático de francês para iniciantes. Esse tipo de livro destina-se a pessoas de todas as idades que desejam aprender francês. Eles existem para todos os níveis.

Por fim, para complementar não se esqueça de assistir filmes, fazer testes, ter um grupo para conversas em Francês,  vídeos, podcasts, sites e aplicações de francês online. Esses tipos de ferramentas são excelentes para praticar sua audição e aprender se divertindo.

Preciso do francês no trabalho

O francês profissional com certeza cobra uma certa maturidade, responsabilidade e vocabulário do estrangeiro. Sem contar que é necessario utilizar uma  linguagem muito mais formal que aquela usada no dia a dia.

O que faz  do francês dos negócios e do mundo do trabalho um pouco mais difícil, é a utilização do “vous”. A língua francesa exige de seus interlocutores a aplicação do “tu” e do “vous” dependendo do grau de familiaridade com a pessoa.

O “vous” ele distancia os interlocutores e, em muitos casos, mostra sinal de respeito e hierarquia. O grande problema é que entre os amigos, família, se utiliza o “tu”. Para um estrangeiro, a troca entre as duas pessoas da conjugação pode causar confusões. Uma vantagem é que as palavras mais formais tendem a assemelhar-se às da nossa linguagem formal porque são palavras derivadas do latim que não evoluíram tanto (termos aprendidos).

Três  opções importantes para aprender francês profissional:

  • Faça aulas particulares com um professor de francês;
  • Aprender francês de negócios na universidade;
  • Aprenda em um estágio (Intercambio).

Aprender francês para fazer provas

Todos os alunos que estudam francês terão exames orais e escritos. Os testes de francês são avaliados como em todas as outras provas de proficiência. Veja a seguir as quatro competências exigidas:

  • Compreensão oral
  • A expressão oral
  • Compreensão de leitura
  • A expressão escrita

Compreensão oral

Você não tem como aprender um idioma e suas características em uma semana, o importante é estar em contato com o francês diariamente. Para ter confiança no teste de compreensão oral do francês, é necessário estar familiarizado com os sons e a coerência da linguagem diariamente e ao longo do ano.

Não é necessário estudar varias horas por dia, apenas alguns minutos por dia já basta para revisar. Você pode ouvir o rádio com músicas em francês ou mesmo estudar as letras da música mais recente. E sempre revisar a matéria.

Sintonize sua audição pouco a pouco, tente responder as perguntas de quem, o quê, quando, onde, como e por quê? Concentre-se nas palavras que você entende, não as que você não  entende. Finalmente, tente praticar com exercícios de exames de outros anos ou que você já tenha feito durante o curso.

Expressão oral

Você precisa falar francês. Falar na frente de um espelho, por exemplo, nos permite ver a posição que adotamos e o que podemos corrigir na pronúncia e nos gestos. É necessário falar com clareza e precisão. É interessante também praticar com um colega de classe, assim você pode rever, estruturar idéias e gerenciar o estresse quando o dia do teste chegar.

É preciso saber exatamente quais exames são essenciais antes de começar a estudar. A preparação dos exames começa no início do ano, especialmente a preparação de testes orais que geralmente são os mais difíceis para os alunos. Ouça o rádio, assista as notícias em francês, estude as letras das músicas da moda, sendo em francês é o que importa. Um professor particular pode ajudá-lo a avaliar, gerenciar o estresse, encontrar uma metodologia adaptada a você e motivá-lo.

Quero ser AU PAIR na França

Au Pair na França é um programa que possibilita morar por um período no país e aprender o idioma. O jovem Au Pair de 17 a 30 anos, solteiro e sem filhos é recebido na casa de uma família francesa por um período pré-determinado, deverá estar inscrito em um curso de francês e ter conhecimentos básicos no idioma (que foram citados acima).

Após ter recebido da família francesa uma carta de pré-inscrição em um curso de francês e o contrato Au Pair assinado pelas partes envolvidas e carimbado pela préfecture, você deverá dar entrada em seu pedido de visto.

Estudar francês é um estilo de vida

Muitas pessoas escolhem o francês como segunda língua devido a vários motivos, conheça alguns:

  • Por apenas gostar do idioma, gostar de toda a gramática, pronunciação, entre outros.
  • Para quem busca fazer intercâmbio, trabalhar, em países que falam o idioma.
  • Beneficiar de experiências e viagens diferentes: o francês é um idioma fundamental para quem gosta de viajar e descobrir novos territórios.
  • Para enriquecer seus conhecimentos sobre a cultura francesa e seus principais protagonistas: por todo o mundo, existem francófonos de sucesso que a maioria de nós, pelo menos, já ouviu falar, principalmente nas artes, música, pintura, escultura, cinema, fotografia, teatro, dança, arquitetura e, é claro, na culinária e na moda.

Para isso é necessário fazer um curso de idiomas seja online ou presencial, podendo ser com professor particular ou com turmas maiores. Tendo disciplina e comprometimento o aprendizado flui tranquilamente.

Aprenda inglês com aulas online

O curso online de inglês garante a mesma metodologia que as aulas presenciais. Além da opção tradicional de ter uma aula particular, pequenos grupos também podem ser atendidos em um mesmo horário. O professor estará disponível através de diferentes programas de videoconferência:

  • Zoom
  • Skype
  • Google Meets
  • Outro programa de sua preferência

Nas aulas em grupo, os alunos podem estar no mesmo ambiente ou em lugares diferentes, por seus computadores. As aulas possuem duração mínima de 1h. Mas, se for da vontade ou necessidade do aluno, as sessões podem ser feitas em 1h30, 2hs ou 3hrs.

Quer saber mais sobre as aulas online da Ateneo Idiomas?

Entre em contato: WhatsApp: (31) 99481-9000

Faça já a sua matricula no curso de inglês! Entre em contato com nossa equipe para descobrir as formas de pagamento e as vantagens de nossa metodologia.

Gostou do artigo? Foi útil para você treinar o inglês?

Em caso de dúvidas, deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *