Curso de proficiência em inglês para mestrado

A quem deseja fazer o Curso de Mestrado, saiba que uma das etapas de seleção é o exame de proficiência em língua estrangeira, cujo propósito é testar a proficiência em língua estrangeira dos candidatos à pós-graduação.

É unânime aos professores universitários que um aluno, ao entrar para uma especialização strict sensu vá, doravante, consultar textos em língua estrangeira para fundamentação teórica para sua pesquisa. E assim, a prova de proficiência em língua estrangeira faz parte das etapas do processo.

Por isso, a necessidade de quando se quer fazer mestrado ou doutorado o candidato passar por essa avaliação.

Nas provas de proficiências em inglês para mestrado, o texto é em inglês, todavia, as perguntas e respostas são em português.

Com isso, é imprescindível que o candidato tenha domínio em língua estrangeira. A prova de proficiência em inglês para mestrado significa que o candidato precisa ter conhecimento e domínio em língua inglesa, bem como competência e habilidade de leitura em língua inglesa.

Proficiência em inglês: principais dificuldades

Sobre o texto

Geralmente, o texto da prova é da área escolhida pelo candidato, no entanto, o texto pode ser também de um assunto de interesse mais amplo. O importante é o candidato estar ciente de que a prova de proficiência não está veiculada à área do candidato, apesar da bibliografia sugerida, ela não se limita a um assunto específico.  Dessa forma, o candidato não pode se ater apenas a um determinado vocabulário.

Sobre o vocabulário

Um exercício que auxilia bastante e faz com que o candidato melhore sua leitura e escrita é ler e escrever bastante em inglês sobre vários assuntos,

Tempo de estudo

Reservar trinta minutos à uma hora por dia para estudar o inglês.  Talvez possa ser pouco tempo, mas é preciso ter disciplina e persistência para conseguir os resultados.

Gramática de Língua Inglesa

Para fazer a prova de proficiência em língua inglesa para mestrado, o candidato deve estudar a gramática para compreender a estrutura da língua inglesa.

Interpretação de textos

No momento da prova, leia o texto integralmente e tente apreender o assunto, o contexto, somente depois busque ajuda em um dicionário. A toda palavra que o candidato não souber o significado ele recorrer ao dicionário atrasará muito o tempo de prova. Observe se pelo contexto pode inferir o significado. Todavia, se a palavra desconhecida aparecer no texto mais de duas vezes, nesse caso a consulta é recomendável.

Confiança

Tenha muita autoconfiança e confie na sua intuição quanto ao significado de palavras. Por fim, responda a todas as questões, não deixe nenhuma sem resposta.

Como um curso preparatório pode ajudar?

Ao procurar um curso preparatório de proficiência em língua inglesa para mestrado, além de encontrar professores habilidosos e experientes para esse processo tão delicado, você encontrará planejamento exclusivo a esse fim, espaço para estudo, material específico do curso, apostilas bem elaboradas com exercícios idênticos aos da prova que ajudam demais o candidato, pois oferece simulado e dicas sobre a prova.

Além do know how tão comum ao curso preparatório de proficiência em língua inglesa para mestrado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *