Curso de inglês para negócios: conquiste o sucesso profissional

O inglês é um idioma universal, por isso, tem deixado cada vez mais de ser considerado um diferencial no mercado de trabalho, para se tornar quase que obrigatório.

Até algum tempo, tinha-se uma noção de que o inglês só era importante para a vida profissional daqueles que almejavam ocupar altos cargos em multinacionais.

Hoje, as coisas mudaram, não apenas as empresas multinacionais exigem o conhecimento da língua inglesa, como também as nacionais.

E esqueça aquela ideia de que apenas os altos cargos requerem conhecimento do inglês, atualmente, cargos de auxiliar, técnico, analista e até mesmo recepcionista, muitas vezes exigem algum nível de conhecimento e fluência do idioma.

Não é à toa que existem tantos cursos de inglês espalhados pelo país, mas, fique atento, se o seu objetivo é fazer um curso de inglês para negócios, saiba que existem diferenças entre um curso de inglês tradicional e um curso de inglês voltado para os negócios.

No post de hoje vamos mostrar as principais diferenças entre esses dois tipos de cursos e porque é tão importante estar atento ao seu objetivo antes de se matricular em um curso de inglês.

Além disso, também iremos traçar um panorama geral de como se encontra o inglês no mercado atual, e, por fim, apresentaremos as principais certificações de inglês que te ajudarão a conquistar o sucesso profissional.

Let’s start?

Qual a diferença do curso de inglês para negócios e o curso tradicional?

Pode parecer que fazer um curso de inglês, qualquer que seja, irá te preparar para todas as situações, mas, não é bem assim.

E é por isso que existem diversos tipos de cursos de inglês, alguns mais rápidos, outros mais longos, alguns focados em viagens, outros focados em preparar para testes, enfim, uma infinidade de opções, porém, com objetivos bem definidos, e bem distintos, diga-se de passagem.

Um curso tradicional de inglês irá te ajudar a fazer um pedido em um restaurante, se virar em uma viagem e até dialogar com falantes nativos do idioma sem problemas, porém, no dia-a-dia corporativo as coisas são bem diferentes, você precisará dominar um vocabulário bem especifico, e tudo irá depender da função que irá ocupar, a área de atuação da empresa, entre outras variáveis.

Por isso, a melhor opção para quem pretende ou precisa usar o inglês no seu dia-a-dia profissional é fazer um curso de inglês para negócios, inclusive, aqueles que já fizeram o curso de inglês tradicional. Primeiro, porque o inglês usado no mercado de trabalho, assim como o português, precisa ser mais formal, tanto a parte falada, quanto a escrita.

Muitas abreviações e gírias comuns usadas fora do ambiente de trabalho, podem não ser bem recebidas e mal interpretadas em ambientes corporativos, ocasionando problemas reais.

Além disso, devemos lembrar que assim como no português, no inglês também existem os jargões específicos de cada profissão e área de atuação.

Ter um conhecimento amplo de jargões e termos específicos utilizados na sua área de atuação é imprescindível para uma boa comunicação, e, consequentemente, para realização de um bom trabalho dentro e fora da empresa.

O inglês no mercado hoje

Close-up of two business people shaking hands while sitting at t

O inglês sempre esteve em alta no mundo dos negócios, hoje não é diferente.

Além disso, todo o conteúdo relacionado a inovação e tecnologia surge, primeiramente, em inglês, por se tratar de uma língua utilizada no mundo todo.

Ou seja, dominar o inglês hoje é fundamental para adquirir outras competências exigidas pelo mercado, como, dominar softwares e sempre estar um passo a frente, o que em muitas áreas é crucial para ter sucesso.

Entretanto, com o inglês cada vez mais presente no cotidiano das empresas, obviamente, o rigor com certificações e testes está cada vez mais alto.

O profissional precisa mostrar que realmente possui o nível de inglês que indica no currículo, e para aferir tal informação os recrutadores utilizam desde provas, até entrevistas realizadas completamente inglês.

Portanto, para ter certeza de que estará apto a qualquer situação no trabalho e sentir-se seguro na hora de encarar o rigor das seleções, nossa dica é fazer um curso de inglês para negócios.

O curso de inglês para negócios supre a necessidade de aprender a se comunicar de maneira formal, dá subsídios para o entendimento de termos técnicos, além de preparar para reuniões, tanto para compreender, quanto para contribuir com ideias e colocações.

Vale lembrar, que além de diversos tipos de cursos de inglês, também existem diversos tipos de certificações de inglês.

Porém, somente algumas são mais voltadas a área corporativa, por isso, é tão importante fazer o curso de inglês para negócios, a fim de conseguir essas certificações.

Para ajudar ainda mais, a seguir apresentamos as 4 principais certificações de inglês voltadas especificamente para negócios e que te ajudarão a estar um passo a frente de seus concorrentes.

Certificações de inglês para empregos e carreiras

Assim como é importante fazer um curso de inglês para negócios se o seu objetivo é usar o inglês no trabalho, também é bom se atentar as certificações.

Muita gente não sabe mais existem certificações que são especificas para o mundo corporativo e obtê-las fará toda a diferença na hora de disputar uma vaga de emprego ou conseguir uma promoção.

TOEIC – Test of English for International Communication

O TOEIC, além de ser bastante conhecido, é uma certificação bem completa para quem faz um curso de inglês para negócios, isso porque, o teste irá explorar situações comuns vividas no cotidiano corporativo, como reuniões e telefonemas.

Em resumo, é um teste mais prático.

IELTS – International English Language Testing System

O IELTS, embora, possa ser utilizado para vários fins, diferentemente, do TOEIC, é também aceito para fins corporativos. Explora escrita, fala, audição e compreensão.

BEC – Cambridge Business English Certificate

Outra certificação voltada ao mundo dos negócios é a BEC, feita pela Universidade de Cambridge. Essa certificação possui 3 níveis: Business Preliminary, Business Vantage e Business Higher.

BULATS

A BULATS também é uma certificação da Universidade de Cambridge e visa avaliar o nível de domínio de inglês do colaborador dentro da empresa.

Deixe uma resposta