Curso preparatório CPE

Como funciona o curso?    

O CPE – Cambridge Certificate of Proficiency in English é o mais alto nível de exame de proficiência de língua inglesa da Cambridge. O exame é desenvolvido pela Cambridge Esol (English for Speakers of Other Languages, ou Inglês para Falantes de Outros Idiomas), instituição ligada à Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Ele foi aplicado pela primeira vez há quase um século, em 1913.

O curso tem como intenção habilitar o falante de inglês avançado a desenvolver-se as quatro habilidades essenciais da comunicação: escrita, leitura, compreensão auditiva e comunicação oral, de maneira a fazer com que o profissional alcance o nível de proficiência requerida para o CPE – Cambridge Certificate of Proficiency in English, como também as estratégias necessárias para o exame.

O CPE – Cambridge Certificate of Proficiency in English é reconhecido internacionalmente, nivela a capacidade do Inglês e pode ser usado ​​para trabalhar e estudar. Ele é um verdadeiro reflexo de proficiência em inglês do indivíduo, uma vez que testa exaustivamente todos os aspectos da língua inglesa.

São muitos os exames aplicados aqui no Brasil, especialmente da Universidade de Cambridge, o TOEFL (Test of English as a Foreign Language), o TOEIC (Test of English for International Communication), o IELTS (International English Language Testing System) e o CPE (Certificate of Proficiency in English).

O CPE – Cambridge Certificate of Proficiency in English é um exame elaborado para avaliar cinco diferentes níveis de proficiência em inglês e são dirigidos a estudantes que querem ingressar na graduação no Reino Unido e para professores que querem comprovar proficiência em inglês no âmbito profissional. Os níveis de habilidade na língua no CPE são cinco:

. KET (Key English Test) – Cambridge Level One; PET (Preliminary English Test) – Cambridge Level Two; FCE (First Certificate in English) – Cambridge Level Three; CAE (Certificate in Advanced English) – Cambridge Level Four; e CPE (Certificate of Proficiency in English) – Cambridge Level Five.

Como funciona a prova?

Como todos os exames de Cambridge, o CPE- Cambridge Certificate of Proficiency in English apresenta resultado “aprovado”/ “não aprovado” e todos aqueles que foram considerados aprovados receberão um Certificado Vitalício.

A pontuação é entre 0 e 100 e é formado no final de todas as seções. Há também letras que correspondem a uma pontuação numérica: CERF Level C1, ou A – 80-100; B – 75-79; C – 60-74; CEFR Level B1 – 45-49; Reprovado – 0-44.

Dicas de livros para estudo

  • Essential Grammar in Use, English Grammar in Use e Advanced Grammar in Use (Murphy – Cambridge): são gramáticas usadas como material de suporte para exercícios e aprofundamentos na estrutura linguística. Possuem explicações interessantes sobre gramatica para todos os níveis e exercícios.
  • Global English Lindsay Clandfield e Amanda Jeffries – Macmillan) O Global English idealizado para adultos. Material muito bom, direcionado a trazer experiência cultural, desenvolver o pensamento critico do aluno e trabalha a gramática de forma indutiva. Cada unidade apresenta fragmentos de material literário autêntico, despertando no aluno o interesse por literatura em língua estrangeira e trazendo ótimas dicas de leitura e cinema para adultos.

Deixe uma resposta