Italiano

Italiano

Aprender italiano é mais que aprender uma nova língua. Falada em um país cuja herança cultural é colossal, o estudo da língua italiana muitas vezes é acompanhado pelo estudo desta cultura rica e encantadora. Nossa proposta é um estudo da língua italiana que traga tais elementos em seu cronograma.

Nossa pricipal modalidade de aulas são aulas particulares de italiano e também em pequenos grupos. Imagina estudar italiano só você e o professor ou  com seus familiares/amigos mais próximos?

Conheça o curso de italiano da Ateneo Idiomas em Belo Horizonte:

Modalidades

As modalidades aqui apresentadas são maleáveis e adaptam-se às necessidades de cada estudante ou de um grupo de estudantes que compartilham dos mesmos objetivos.

- Cursos extensivos:

Para objetivos a longo prazo. Ideal para quem quer aproveitar ao máximo a experiência de aprender uma língua e toda a cultura que a circunda.

- Cursos intensivos:

Para objetivos a curto prazo. Ideal para quem precisa aprender o idioma com urgência para cumprir um objetivo específico.

- Cursos para viagens:

Com enfoque na área do turismo, este curso é apropriado para quem planeja fazer uma viagem na Itália. Além de um estudo da língua voltado para atos comunicativos específicos de uma viagem, o aluno receberá informações específicas sobre questões práticas relacionadas a cada situação.

- Italiano instrumental:

Curso para quem precisa desenvolver apenas a habilidade da leitura em língua italiana. O curso vai além da simples aprendizagem da leitura, mas busca também aprimorar as capacidades interpretativas e analíticas do estudante para uma leitura eficaz. Ideal para quem tem o objetivo de frequentar cursos que possuam bibliografia em língua italiana (pós-graduações, principalmente).

- Cursos culturais:

Com enfoque cultural, este curso é apropriado para quem quer ir alem do aprendizado da língua para entrar em contato profundo com a cultura italiana, nas áreas de história, artes plásticas, música, cinema, política, atualidades, culinária e filosofia. O curso prevê o aprendizado da língua por completo, mas é permeado de aulas também de cultura. Os cursos culturais podem ser divididos em duas modalidades:

         – Extensivo-cultural: para alunos que ainda não sabem o idioma e querem aprendê-la de maneira concomitante ao aprendizado de questões culturais.

         – Conversação: para alunos que já sabem o idioma e querem aprimorá-lo através de discussões a respeito dos temas relacionados acima. Alem do aprimoramento da comunicação falada, o aluno também poderá refinar seus conhecimentos através de pequenos comentários acerca da estrutura linguística que o professor julgar necessários.

- Preparação para testes:

Preparação para testes de proficiência em língua italiana (CELI) e provas de admissão em língua estrangeira (língua italiana) para cursos de pós-graduação.

 

- Conversação:

Ver o item “cursos culturais”.

- Curso de Literatura em língua italiana:

Para aluno interessados em aprofundar seus conhecimentos linguísticos em língua italiana enquanto aprendem sobre a rica produção literária italiana.

Material didático

O material didático escolhido para as aulas de italiano é aquele julgamos ser o mais completo para o melhor aproveitamento possível do idioma. Buscamos escolher aqueles materiais que reúnam tradição e modernidade, para que o aluno tenha um aprendizado atualizado com os preceitos educacionais do ensino de idiomas tendo o respaldo de profissionais experientes. A escolha do material didático mais apropriado para cada aluno ou para cada grupo de alunos será feita a partir dos objetivos e das preferências didáticas de cada um.

Linea diretta - italiano

- Linea Diretta (Corrado Conforti e Linda Cusimano – Guerra Edizioni):

Trata-se de um material completo que equilibra com maestria a o aprendizado da comunicatividade e a aprendizagem da estrutura da língua. Possui um dos melhores materiais de áudio no mercado, com situações reais de fala em italiano.

 

- Civiltà.it (Marco Mezzadri e Linuccio Pederzani – Guerra Edizioni):

Trata-se de um material de suporte que contempla diversos aspectos da vasta cultura italiana como história, arte, culinária, música, esportes e cinema.

 

In Italiano

- In Italiano (Angelo Chiu Chiu, Fausto Minciarelli e Marcello Silvestrini – Guerra Edizioni):

Um dos mais tradicionais cursos de italiano e amplamente utilizado no Brasil nos anos 90. Neste curso, será usado como material de apoio, pois traz resumos brilhantes de estrutura linguística.

Gramatica prattica ITALIANO

- Coleção da editora Alma Edizioni – Firenze:

– Grammatica Pratica della Lingua Italiana (Suzanna Nocchi): material completo de exercícios sobre a estrutura básica da língua italiana.

– Grammatica Avanzata della Lingua Italiana (Suzanna Nocchi e Roberto Tartaglione): continuação da Grammatica Pratica della Lingua Italiana, este trata de questões mais avançadas de estrutura linguística.

– Le Parole Italiane (Silvia Bertoni e Suzanna Nocchi): material que tem como objetivo o aprofundamento lexical do estudante.

– Italiano per Giuristi (Daniela Forapani): curso de italiano voltado para a área do direito. Ideal para estudantes formados na área do direito e que tenham como objetivo dar continuidade aos estudos na Itália.

- Outros:

Outros materiais serão fornecidos pelo professor como exercícios, texto e artigos interessantes, músicas, poesias, etc.