Documentários franceses para assistir nas férias

As férias são um ótimo período para aprender um novo idioma. Pode ser através de cursos de férias, ouvindo músicas ou até mesmo assistindo documentários. Por isso separamos algumas dicas de documentários franceses para você treinar o idioma e aumentar seu vocabulário.

Amanhã

Amanhã é um dos documentários franceses mais aplaudidos em festivais, foi ganhador do César, o Oscar do cinema francês, na categoria de melhor documentário. Segundo o próprio site do documentário, após a publicação de um estudo que anuncia a possibilidade do desaparecimento da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipa de quatro pessoas, para investigar em dez países aquilo que poderá provocar esta catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a sua viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, e economia, a democracia e a educação. Ao juntarem todas estas iniciativas positivas, eles começam a ver emergir aquele que poderá ser o mundo de amanhã?

Amanhã

Somos Franceses

É um documentário lançado em 2013 que discute a relação dos franceses de origens estrangeiras que não são reconhecidos como cidadãos da França. A partir de questões como discriminação e islamofobia, o documentário revela diversas perspectivas da França atual. Um dos ótimos documentários franceses que conta sobre a identidade nacional do país e a xenofobia vivida diariamente pelos estrangeiros. Em meio aos comentários dos sociólogos Pierre Le Quéau e Alan Grais é possível analisar os conflitos e o preconceito que de tão forte parece ser palpável.

 

Swagger

Ainda sobre a temática do conceito de cidadão francês, esse documentário filma onze adolescentes negros e árabes que estudam num liceu em Aulnay-sous-Bois e que narram a experiência de não serem considerados franceses “de raiz” (de souche)e como é o seu dia a dia, o esforço de se encaixarem e a forma como levam a vida de uma maneira leve e otimista. Retratado como um documentário voltado ao público jovem, Swagger nos brinde com os anseios de uma geração que nasceu em uma França composta por imigrantes de diversos países e com uma mescla de cultura e idiomas.

SWAGGER

Grandes Autores Franceses

Para quem gosta de literatura francesa esse é o documentário perfeito. Esta série de 15 documentários propõe uma viagem fascinante, um passeio emocionante através da descoberta de lugares encantadores e icónicos que inspiraram os mais famosos escritores. Estes lugares – castelos, mansões, casas, estalagens, paisagens, jardins – entraram para sempre na História da Literatura através da genialidade destes grandes autores. São mostrados neste documentário passagem das obras de escritores como Albert Camus, Jean Cocteau, Jean-Paul Sartre Julien Gracq, Mallarmé, Claude Simon, André Malraux, entre muitos outros.

11/09

É sobre o olhar dos irmãos franceses Jules e Gedeon Naudet sobre os atentados de setembro de 2001 e mostra o trabalho da brigada de incêndio de Nova York que fica mais próximo do local onde aconteceu a tragédia. Parte da renda obtida com a venda do documentário foi revertida para o Uniformed Firefighter’s Association Scholarship Fund de Nova York, que garante os estudos dos filhos dos bombeiros mortos na tragédia.

O que você achou desse post?
  • Poderia ter mais informações (0)
  • Útil (0)
  • Interessante (0)
  • Ótimo (0)

Deixe uma resposta