Exame de proficiência em língua estrangeira para mestrado

Exame de proficiência em língua estrangeira para mestrado

O mestrado é uma das formações acadêmicas que mais agregam para um estudante, tanto em termos de conhecimento quanto de oportunidades profissionais que ele possibilita.

No entanto, a admissão para esse tipo de pós-graduação costuma exigir que o candidato seja aprovado em um exame de proficiência de língua inglesa, não só para o caso de desejar atuar fora do país, mas porque muitos artigos e outros materiais necessários só são disponibilizados em inglês.

O exame de proficiência em inglês para mestrado é mais focado no teste da leitura, justamente porque o intuito é que o mestrando esteja preparado para acessar o conteúdo nesse idioma. Diferente de outros exames mais gerais, em que se exige que o aluno saiba pronunciar, ouvir, identificar.

Sabe-se que quem está se preparando para ingressar em um curso de mestrado normalmente tem o tempo reduzido.

Por isso, como desenvolver a leitura em inglês o suficiente para ser aprovado no exame e, assim, conseguir seguir com os estudos?

A melhor alternativa é procurando um bom professor particular.

Muitos alunos se matriculam em uma escola de idiomas antes de realizar o exame de proficiência, no entanto, essa pode não ser uma boa escolha.

Primeiramente, essas entidades normalmente são mais focadas em pronúncia e conversação do que em leitura, o que pode prejudicar a preparação. Além disso, se você não tem um longo tempo, aulas em uma escola possivelmente não vão surtir o efeito desejado.

O professor particular estará lhe atendendo com exclusividade, por isso, vocês terão liberdade para decidir a quantidade de aulas que serão realizadas até a execução do exame, de acordo com a disponibilidade dos dois.

Além disso, ele poderá se concentrar totalmente naquilo que o exame de proficiência vai exigir, ou seja, a leitura.

Durante uma aula particular de inglês, por não haver outros alunos, você tem tempo e liberdade para tirar todas as suas dúvidas e se sentir muito mais confiante no dia em que o seu conhecimento será colocado à prova.

E uma boa dica é sugerir ao professor que vocês resolvam juntos questões de testes passados aplicados pelas universidades, para ter uma noção melhor de como o conteúdo é cobrado.

Um comentário sobre “Exame de proficiência em língua estrangeira para mestrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *