Frases engraçadas com falsos cognatos em espanhol

Para entender o que são realmente os falsos cognatos é preciso entender, primeiro, o que são os cognatos. Cognatos são palavras que possuem uma origem etimológica comum. Na verdade, a palavra “cognato” significa “que possui a mesma origem”, ou seja, ela se aplica a qualquer coisa, não apenas as palavras.

espanholJá os falsos cognatos são os termos (neste caso, linguísticos) que não possuem origem semelhante, mas possuem grafias parecidas. Os dois conceitos são confundidos no Brasil, pois uma palavra considerada falso cognato de outra pode, na verdade, ser um cognato verdadeiro, pois, mesmo com significado diferente, possui a mesma origem de outra em outra língua.

Para fins de comparação, usamos o termo “falso cognato” para compara palavras em duas línguas distintas, com grafia parecida, mas com significados diferentes.

Falsos cognatos em espanhol

A língua espanhola possui origem latina. Portanto, muitos dos termos que compõem esta língua são parecidos com os termos que formam o português que utilizamos no Brasil. No entanto, numa conversa com alguém que fale espanhol as chances de haver confusão por conta de falsos cognatos é grande. Aprender espanhol é importantíssimo para evitar estas situações, por isso, um bom curso é fundamental para aprender espanhol corretamente.

Para ilustrar melhor esta situação e mostrar como uma palavra pode mudar totalmente o sentido de uma frase, veja algumas frases engraçadas com falsos cognatos em espanhol:

  • “Este ano será fantástico!” (ano em espanhol significa ânus);
  • “Preciso colocar uma película no meu celular.” (película em espanhol significa filme);
  • “Hoje acordei muito tarde.” (acordar em espanhol significa lembrar);
  • “Esta salada está salgada.” (salada em espanhol significa salgada, logo, a pessoa não irá entender a frase);
  • “A polícia irá te prender.” (prender em espanhol significa acender, a situação ficará, no mínimo inusitada);
  • “Quero pintar meu cabelo de roxo.” (rojo em espanhol significa vermelho, o cabelo ficará com um tom um pouco diferente);
  • “No nosso cardápio servimos um polvo delicioso.” (polvo em espanhol significa pó – a pessoa certamente irá sair de seu estabelecimento correndo).

Estes são apenas alguns exemplos. Se você precisa conversar com pessoas que falam espanhol com frequência, faça um curso para aprender espanhol corretamente e não dê nenhuma bola fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *