Uma das principais técnicas para se aprender um novo idioma é a da imersão total.
Ao viver inteiramente o idioma, o aluno é conduzido a falar e a pensar na língua que está aprendendo, isto é, ele escutará músicas, fará leituras, assistirá a programas, entre outras atividades. O intercâmbio propicia essa imersão na cultura do país da língua desejada.
Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a fluência em um segundo idioma conta pontos para o candidato conquistar o tão sonhado emprego, mas vai muito além disso, saber um novo idioma ajudará o crescimento pessoal e cultural do candidato pois permite que ele faça viagens, leia livros, converse com pessoas em outros idiomas, ajudando-o assim na troca de conhecimento.
O que você encontrará neste post:
Estudar idioma em outro país é bem melhor!
Agrega conhecimento
Uma pessoa que sai de seu país de origem, de sua zona de conforto, para buscar novas experiências e aprender um novo idioma certamente adquirirá uma bagagem imensa de conhecimento. Estar em outro país, a pessoa é forçada a aprender tanto um novo idioma quanto hábitos e costumes dos moradores da cidade. Conhecer a história do país, seus locais históricos, principais músicas, escritores, danças é uma forma de aumentar sua bagagem cultural.
Aprende o idioma mais rápido
Como já dito, em caso do estudante optar por aprender idiomas fora de seu país de origem ele estará mergulhando de cabeça na nova língua e certamente o aprenderá mais rápido. Pelo fato dele falar o novo idioma em quase 100% do dia a prática se tornará mais fácil.
Fazer amigos
Fazer amigos é uma das formas de ter a certeza que o intercâmbio vale a pena. Estes amigos trarão uma nova visão de mundo para o estudante, pois cada um possui uma bagagem para compartilhar. Em escolas de intercâmbio, é muito comum que as aulas sejam compostas por alunos de diversos países, sendo assim, a chance de um aluno aprender mais de um idioma é muito maior se comparado como estudo no Brasil. O aluno deve procurar se comunicar com as pessoas de diversas nações e assim aumentar seu ciclo de amizades e sua cultura.
Mercado de trabalho
O intercâmbio é muito valorizado no mercado de trabalho, pois demostra que o candidato consegue se desenvolver em lugares fora de sua zona de conforto. As competências adquiridas no intercâmbio como força de vontade, senso de urgência, convívio com diversidade e flexibilidade são muito valorizados por gestores de empresas.
O crescimento pessoal que o intercâmbio traz por forçar o aluno a conviver com pessoas e culturas distantes da dele é imenso. O aluno poderá se dedicar ao voluntariado no tempo que passar no país e aprender um pouco mais sobre o dia a dia dos habitantes da cidade.
Intercâmbio de férias
Intercâmbio de férias é voltado para pessoas que possuem poucas semanas de folga, mas desejam aproveitar o período para ter uma experiência cultural e aprender um novo idioma.
O estudo de qualquer idioma demanda tempo e dedicação. O aluno precisa viver o idioma no seu dia a dia, ou seja, assistir a programas no idioma estudado, ler livros, escutar músicas, mudar as configurações do celular, computador e outros softwares.
Uma das melhores formas de imersão é o intercâmbio, onde o estudante conseguirá viver o idioma 100% do seu dia e ainda conhecerá um pouco mais da cultura do país em questão.
Como funciona o intercâmbio de férias?
Para dar início ao intercâmbio de férias, é preciso saber o nível de idioma que o aluno tem para definir o período do intercâmbio. O mais comum é ficar 4 semanas (1 mês).
O estudante poderá escolher entre ficar em uma casa de família ou ficar em alguma república. A primeira opção é indicada para quem deseja saber como é a rotina de uma família no país escolhido e a segunda é uma boa opção para quem quer conhecer diversas culturas, já que é muito comum em intercâmbios ter alunos de várias nacionalidades.
Outro ponto importante é o estudante optar por um curso intensivo, caso o objetivo do intercâmbio seja avançar no idioma, ou algum curso com carga horário mais flexível, caso o aluno queira aprender mais sobre a cultura e conversar com pessoas no idioma em que está aprendendo.
Optar por fazer amizades com pessoas de nacionalidades diferentes pode ser uma forma de treinar ainda mais o idioma, visto que se o estudante interagir apenas com outros brasileiros ele talvez não consiga treinar o idioma como gostaria, já que é normal buscarmos nos aproximar de pessoas que falam a nossa língua materna.
8 dicas para aproveitar ao máximo o intercâmbio
A principal diferença entre estudar um idioma aqui e fora do país, explica Carolina Zanon (analista do International Office do UniRitter), é que no intercâmbio o estudante estará inserido na cultura do idioma, convive com a língua diariamente e tem que se adaptar ao meio.
A primeira dica é da Carla Mendonça (gerente de Relações Internacionais da Unisinos): os alunos que queiram cursar um programa acadêmico, precisam ter uma noção intermediária da língua, para não demorarem muito em elementos muito básicos que já poderiam ter estudado no Brasil.
Sobre o mito de que é necessário ir sozinho para o intercâmbio, sem a companhia de pessoas que falem o mesmo idioma, Carolina Mendonça diz que tudo depende da dedicação dos intercambistas. Para casos assim, sua dica é estabelecer um combinado, por exemplo, não vamos conversar em português ou que não vamos dividir a mesma acomodação.
Além dessas, confira mais 6 dicas de como aproveitar ao máximo o intercâmbio:
- Defina o tipo de intercâmbio: há opções de cursos de idiomas, de cursos com trabalho ou de intercâmbio acadêmico, durante a graduação e a pós-graduação.
- Avalie os custos envolvidos no programa de intercâmbio, o tipo de programa desejado, de acordo com o objetivo e período de permanência.
- Procure se relacionar com nativos e com colegas de outras nacionalidades.
- Mantenha contato com amigos internacionais por meio das redes sociais, para continuar praticando a comunicação escrita e falada.
- Assista filmes e séries no idioma que aprendeu e acompanhe notícias do país.
- Dê continuidade aos estudos em aulas particulares.
Curso de Inglês para Intercâmbio
É notória a importância de se dominar, no contexto atual, diferentes idiomas e de como um curso de inglês pode ajudar- e muito- nesse sentido.
Necessário tanto para o desenvolvimento pessoal e cultural, quanto para alavancar muitas vezes a carreira profissional, fazer um intercâmbio e ter aulas fora do Brasil é uma oportunidade de colocar em prática e testar conhecimentos, mas, acima de tudo, apreender de forma mais precisa as raízes de um idioma.
Para que você possa absorver mais conhecimento sobre a língua em curso de inglês fora do Brasil, a Ateneo Idiomas selecionou algumas dicas importantes. Confira a seguir.
5 Dicas para entender melhor suas aulas fora do Brasil
Escolha o curso de inglês com o foco ideal para sua necessidade
O que te motiva a fazer um intercâmbio, além é claro, do fato de e aperfeiçoar no idioma? Adquirir proficiência? Se relacionar melhor nos negócios/business? Estudar a fundo, a língua por meio de um curso de inglês avançado?
Leve em conta suas necessidades para que encontre a solução no formato adequado.
Solicite teste do nível do idioma
É importante para facilitar a compreensão das aulas, estar em um grupo de alunos que tenham um nível aproximado de conhecimento da língua.
Este é outro fator importante quando fizer um curso de inglês para intercâmbio.
Atendimento personalizado
Priorize cursos de inglês que disponibilizem suporte a atendimento personalizado, suprindo assim as principais dificuldades que você encontrar na aprendizagem.
Vá além do aprendizado da aula
Busque referências culturais e artísticas. Filmes, teatro, literatura e arte em geral, além de turismo, culinária, etc.
Invista nas associações
Criatividade é importante também no desenvolvimento de aptidões como a aprendizagem e o aprofundamento de um novo idioma. Sendo assim, nada melhor do que relacionar conceitos, ligar fatos inusitados, com o conteúdo assimilado em suas aulas do curso de inglês para intercâmbio.
Dicas de sites para aprender idiomas
Muitas pessoas recorrem a sites e redes sociais na hora de procurar métodos alternativos para aprender línguas estrangeiras. Se você é uma dessas pessoas, confira as dicas de sites abaixo
Um recurso online para a aprendizagem de línguas utilizando o áudio.
O site é em inglês e a especialidade de ensino é o Coreano. O aprendizado é feito com músicas e vídeos.
Aprenda alemão para viajar escutando mais de 150 frases.
O site tem versão em português que é aperfeiçoada pelos próprios usuários e é um dos mais conhecidos na web. É organizado, bastante didático e conta com quatro frentes de ensino: primeiro, o aluno passa por slideshow com áudio, que representa uma figura e ensina como escrevê-la e enunciá-la. Depois, o aluno revê o conteúdo aprendido. No terceiro passo, o internauta deve escrever uma redação curta sobre um tema proposto pelo site e, por fim, gravar exercícios em áudio e enviar para outros usuários comentarem. Há uma barra que marca seu progresso nos exercícios e é sempre possível fazer lições extras. Se optar pela conta premium, que é paga, o aluno pode se tornar um professor no Livemocha.
Italki é uma rede social que conecta estudantes a professores de línguas.
E aí, curtiram nossas dicas?
A Ateneo Idiomas oferece cursos de inglês no formato ideal de sua necessidade, com material didático diferenciado, bem como estratégias eu facilitam ao aluno, dominar amplamente a língua em seus diferentes aspectos.
Saiba Mais
Onde fazer Aula particular de francês
Onde fazer Curso de francês online
Professor particular de francês online
Professor particular de francês preço
Professor particular de inglês online
Pingback: Para enriquecer seu aprendizado, converse com nativos - Ateneo Idiomas | Aulas Particulares de Idiomas em BH
Intercâmbio linguistico é uma maneira otima para praticar linguas e ganhar confianca em essa lingua.
O unico problema que eu encontre é que a maioria das pessoas nos web sitios deste tipo, são interessados intercambiar so as linguas mais populares.
Então se voce quiseres praticar Ingles o Alemão, por exemplo, vai ser bastante facil encontrar uma pessoa interessada aprender Português, para fazer este intercâmbio.
Infelizmente no meu caso que minha lingua materna não é tão popular (Grego) é quase impossivel encontrar um parceiro linguístico, para praticar Portugues (ou Espanhol…)
Ahh, sim… Imagino que deva ser complicado. Uma dica é procurar estudantes de Letras das Universidades Federais do Brasil Talvez exista algum interessado em Grego Contemporâneo e não Grego Clássico. =)
Eu gostaria de aprender Grego contemporâneo. Fui casada com um descendente de grego e me interesso pela cultura, mitologia e pela Grécia.
Você já encontrou alguém para fazer esse intercâmbio?