Intercâmbio na Espanha: saiba como se preparar

Quem nunca sonhou com um intercâmbio? Seja para conhecer mais da cultura de um país, aprender um novo idioma, ou até mesmo, vivenciar uma experiência completamente nova e única. Uma das escolhas mais difíceis quando falamos de intercâmbio, é saber para qual país viajar. Hoje, vamos falar sobe a Espanha.

Intercâmbio na Espanha saiba como se preparar

Intercâmbio na Espanha: Por que fazer?

#1 Idioma

É comum as pessoas acreditarem que um espanhol misturado com português, o famoso portunhol, seja o suficiente para se comunicar com falantes nativos da língua. Porém, acreditar nisso é cometer um grande erro. Apesar da semelhança entre as duas línguas, algumas palavras podem ser armadilhas e significar algo completamente diferente.

O idioma é o segundo mais falado no mundo todo, ficando atrás somente do Inglês. É falado oficialmente em 22 países e por mais de 400 milhões de pessoas.

#2 Preços

A moeda usada na Europa pode até ser cara. Mas o custo de vida na Espanha é relativamente menor, se compararmos a outros países europeus. Enquanto paga-se entre 500 e 600 euros por um quarto em cidades da França e Inglaterra, na Espanha o mesmo quarto sai por 200 euros. Os preços de bebidas e alimentos também costumam ser menores.

#3 Comidas

Frutos do mar, azeitona, tapas, tomate, embutidos, pão, ovos, batata e carne de porco são elementos marcantes nos pratos espanhóis. É possível comer bem e barato nesse país. Sem citar a famosa Paella, uma comida típica e bastante famosa por lá.

#4 Turismo

Estudar pode ser ótimo, mas visitar os lugares é melhor ainda! Com uma mistura de montanhas nevadas, praias, restaurantes estrelados, grandes centros urbanos e museus super importantes, a Espanha é um país excelente para explorar em feriados e finais de semana. Sua arquitetura também chama bastante a atenção dos turistas.

Como se preparar?

Para te ajudar a se preparar para o seu intercâmbio na Espanha, fizemos uma pequena lista de itens e afazeres necessários para facilitar sua vida e não te impedir de embarcar no dia da viagem.

Passaporte

O passaporte tem um prazo até ficar pronto, então não se esqueça de solicitá-lo com antecedência. Caso você perca seu passaporte durante o intercâmbio, procure imediatamente a embaixada brasileira do país. Atente-se as datas: o documento precisa ter validade de no mínimo 6 meses após a data que sua volta ao Brasil está programada.

Visto

Na Europa, não é necessário visto para estadias de até três meses. Fique de olho no tempo de duração do seu intercâmbio para não ter problemas durante a viagem.

Cursos

Além de poder e dever treinar um pouco do espanhol ainda estando no Brasil, você também pode ingressar em um curso de idiomas, curso de atividades, curso com foco profissional do idioma, ensino médio, curso de especialização, pós-graduação e trabalho temporário que algumas escolas de intercâmbio oferecem na Espanha.

Hospedagem

É comum em intercâmbios que os alunos fiquem em casas de família, residências estudantis, hotéis, apartamento ou dormitórios. Você pode optar por quartos individuais ou compartilhados.

Dinheiro

Não se esqueça de levar algum dinheiro consigo. O indicado é que leve 200 euros em dinheiro, e o restante, em cartão pré-pago para sua segurança.

Aulas particulares para aprender Espanhol

É importante viajar sabendo pelo menos o básico do idioma para se virar nos primeiros dias e conseguir um mínimo de comunicação. Aulas particulares de espanhol em escolas de idiomas são uma ótima maneira para deixar o seu espanhol mais afiado. Dessa forma, você pode escolher os dias e horários da sua aula, que será programada especificamente para você, e de acordo com suas necessidades.

3 dicas para encontrar o melhor intercâmbio

  • Escolha bem a escola e especialista

A pessoa que irá te ajudar a escolher um intercâmbio bacana e que te agrade deve ser um especialista, afinal, é um grande negócio e investimento. Sendo assim, a pessoa saberá do que está falando, passará informações mais completas e ainda te indicará livros que poderão te ajudar nessa sua jornada.

  • Ferramentas online de pesquisa

Pesquisar preços de intercâmbio é indispensável na hora de escolher o seu, afinal, é uma coisa que não sai barato mesmo. Mas atente-se também ao número de brasileiros na sala de aula, as características que a escola oferece e infraestrutura.

  • Feedback positivo

Quando vamos comprar um produto, é normal queremos saber a reputação da empresa ou loja para termos uma ideia se o nosso dinheiro será bem gasto. Isso acontece também com os intercâmbios. Veja se os clientes estão felizes e satisfeitos depois da experiência, e estude as eventuais reclamações.

Veja as principais cidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *