No início do mês de setembro saiu uma notícia sobre o novo exame de proficiência em língua espanhola. De acordo com o portal El País, o novo exame será parecido com o TOEFL e começará a ser aplicado ano que vem.
Agora, todas as variedades linguísticas, que somam mais de 500 milhões de falantes de espanhol no mundo, terão a mesma validade para realizar o primeiro grande exame internacional de espanhol.
Impulsionado pelo Instituto Cervantes, pela Universidade de Salamanca e pela Universidade Nacional Autônoma do México, o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (SIELE) permitirá certificar o nível de conhecimento do espanhol de qualquer estudante por meio da Internet, com um prazo de validade de 2 anos.
O modelo está voltado tanto para os estudantes de espanhol, quanto para falantes nativos. Qualquer aspirante poderá obter um máximo de 1.000 pontos. Não haverá aprovação ou reprovação. Com o resultado, serão estabelecidas equivalências com o marco europeu (seis níveis, de inicial a fluente).
A avaliação será formada por 4 partes: compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escritas e expressão e interação orais.
O aspirante pode fazer o exame completo, com o qual vai obter um certificado, ou enfrentar um ou vários dos quatro testes de forma independente. Neste último caso, receberá apenas um relatório de nível.
Os organizadores esperam conseguir até 300.000 candidatos em uma primeira fase e chegar aos 750.000 examinados em um prazo de cinco anos. Já existem diferentes modelos de testes para provar os conhecimentos de espanhol, mas este tem o objetivo de ser o mais reconhecido e promete se transformar em um teste ágil e acessível.
Segundo o diretor do Instituto Cervantes, Victor García de la Concha, o exame é “um sistema de comprovação mais rápido, com prazos mais curtos e mais universal”.
Saiba mais aqui.
Em caso de dúvidas, deixe um comentário!
Aula online de francês preço
Aula online de inglês preço
Aula particular de francês online
Curso de espanhol para certificação DELE
Curso de francês para certificação DALF