Por que os humanos falam tantas línguas?

O ser humano partilha da mesma linguagem, ou seja, sons e expressões universais que servem para comunicar uma linha de pensamento, como o choro, o riso.

 

Cada idioma vem de um povo ou um conjunto de povos diferentes e suas bagagens, sendo assim, seria impossível criar um idioma universal, pois esse deveria ser criado no momento em que a linguagem humana estava se desenvolvendo.

Os homens viviam isolados em grupos pequenos e sua comunicação se dava por meio de desenhos, gestos e sons. Estes sons começaram a ser usados para conversar e organizar os pensamentos, a fim de tonar possível nomear objetos. Porém, como os seres humanos raciocinam de formas diferentes, cada povo passou a se comunicar com uma linguagem própria.

Para a existência de apenas uma língua, os povos tinham que estar em contato contínuo, o que era impossível, diferente de hoje que conseguimos falar com alguém do outro lado do mundo por meio de um aplicativo.

Depois de anos, os seres humanos sentiram a necessidade de migrar para outros lugares e, com isso os idiomas criados, foram se misturando. Ainda não foi possível descobrir a primeira língua e como surgiu, pois todos os idiomas falados atualmente são originados de outros mais antigos.

Com o tempo, muitas línguas deixaram de existir, por falta de uso ou pelas variações que a distanciam da “original”.

Entre algumas dessas línguas que foram extintas com o tempo podemos citar: o Alano.

Extinta em torno do ano 1000 d.C, Alano era falada por povos bárbaros da região de Cáucaso, Acadiano, que hoje é a região do Iraque.

Quingnam era um idioma usado no Peru e também foi extinto durante a colonização espanhola. Existem línguas que estão quase em extinção, como o Jabuti, língua falada por índios de Rondônia, Brasil.

O Latim deixou de ser falado no século IX, dando origem às chamadas línguas neolatinas. É uma língua que foi usada em diversos meios culturais como literatura, filosófica, ciência. Atualmente, ela é usada como língua oficial do Vaticano e ainda existem igrejas que rezam a missa em Latim. Por ser uma língua amplamente utilizada, ela serviu como base para as demais, Por isso, ainda hoje muitas pessoas buscam pela origem da palavra em Latim para entender o seu significado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *