Repetição – verdades e mentiras no ensino de idiomas

Um estudo realizado com 85 alunos mostrou que drills e repetição foi a prática que deu mais resultados.

estudar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Afinal, o que é drill?

Drills são exercícios orais que tem como objetivo exercitar e fixar usos da língua.

Exemplo

Repetição em coral é um método bem comum de drill. Os alunos devem simplesmente repetir as palavras ou frases que o professor falar.

Uma outra pesquisa comparou resultados de alunos que repetiam em voz alta com os que não repetiam, revelou os seguintes dados:

Além disso, esse método foi muito utilizado e comprovado pelas forças armadas americanas na Segunda Guerra Mundial, para o ensino de idiomas aos soldados que partiam para as frentes de batalha.

  • Por que a repetição é importante?

O desenvolvimento de conhecimentos básicos e habilidades para um bom desempenho no idioma requer uma grande quantidade de drills e muita prática. Os exercícios drills não podem ser considerados de “baixo nível” porque, se forem realizadas corretamente, são essenciais tanto para a aprendizagem de um idioma, quanto para a performance de um excelente violinista, por exemplo.

  • Por que não podemos usar só a repetição como método de aprendizagem?

Coloquialmente falando: porque é chato!

Academicamente falando, porque para uma aprendizagem eficaz é essencial que a mesma tenha algum vículo emocional ou que gere algum prazer no aluno. Não adianta fazer muuuitas aulas escutando e repetindo se em alguma medida aquilo não fazer sentido para o aluno. O método da repetição, como dissemos acima, foi criado na 2ª Guerra Mundial e de lá para cá o ensino de língua estrangeira evoluiu muito nas práticas de comunicação efetiva com os seus alunos

Portanto, sendo realiza de forma correta e constante, drill é uma excelente prática para aprender e aperfeiçoar um idioma, mas se a sua escola utiliza EXCLUSIVAMENTE esse método, corra o mais longe possível dela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *