Você sabe qual o idioma mais difícil de aprender?

 

Segundo o maior inventário de línguas do mundo, o Ethnologue, existem 6.912 idiomas catalogados no planeta e ainda mais de 300 não catalogados. Mas de todas essas línguas, que compilam idiomas indígenas e de outros povoados isolados, qual será a mais difícil de aprender?

Língua mandarim

O critério de dificuldade vai de acordo com a distância de parentesco das línguas. Por isso os brasileiros tem mais facilidade com o espanhol, por exemplo. Mas além disso, o alfabeto e a pronúncia (o som que se emite ao dizer as palavras) contam muito. Por isso, dentre os dialetos comumente conhecidos, o idioma vencedor como o mais difícil de se aprender, é o árabe! Junto dele, temos o mandarim, o japonês e o vietnamita. De curiosidade, existe também o !XÓÕ. Não conseguiu ler? Esse idioma se pronuncia estalando a língua no céu da boca e tem origem na África, em Botsuana e existem 17 formas diferentes para se comunicarem!

Já o árabe possui uma estrutura gramatical complicadíssima, tão complicada que, de acordo com uma pesquisa feita pela Superinteressante, o lado direito do cérebro, responsável pela leitura geral das letras, fica sobrecarregado e somente o esquerdo trabalha para desvendar esse monte de código!

Logo atrás, estão o mandarim (falado por quase 1 bilhão de pessoas) e o vietnamita (idioma que possui palavras com mais de um significado), que são línguas tonais, ou seja, uma pequena alteração no som pode significar algo totalmente diferente. E depois temos o japonês, que tem nada mais nada menos que 3 alfabetos, sendo que um deles possui mais de 10 mil símbolos. E aí, vai arriscar?

Se você faz aulas de inglês, espanhol, italiano ou francês, pode ficar tranquilo. São os idiomas mais fáceis de aprender. Isso porque são quase parentes. Todos tiveram influência do latim. Lembrando que por mais fácil ou difícil que um idioma seja, o que fará você aprender é a persistência e disciplina!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *